[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante a manhã desta quinta, 20, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promoveu o I Fórum de Diálogos Integrado, visando avaliar as ações implementadas em 2012, planejando assim as atividades para 2013 em função do Centro de Educação Ambiental APA/Morro do Urubu (CEA). Outro ponto temático da reunião foi o fortalecimento das parcerias entre as organizações governamentais e não-governamentais diante das atividades desempenhadas no CEA referentes à temática da educação ambiental.

Representando o secretário de Meio Ambiente, Genival Nunes, o assessor jurídico da Semarh, Breno Bergson, destacou a importância do trabalho realizado pelo Centro de Educação Ambiental durante este ano, enfatizando por sua vez que o Fórum veio enaltecer as políticas de meio ambiente promovidas em todo o Estado.

Já a superintendente de Qualidade Ambiental da Semarh, Fátima Maynard, destacou que as atividades desenvolvidas pelo CEA têm sido um instrumento bastante significativo para a sociedade sergipana, uma vez que o recinto proporciona momentos de transversalidade referentes à educação ambiental, contando por sua vez com a participação de diversos parceiros.

“Vale destacar que um dos objetivos dessa transversalidade está na responsabilidade em proteger a APA Morro do Urubu, fazendo com que as pessoas conheçam um pouco mais das nossas potencialidades ambientais”, destacou a superintendente.

Ela explicou ainda que o CEA nada mais é do que um espaço estruturante de educação ambiental, com o intuito de planejar projetos e ações na área ambiental, bem como promover formação continuada em educação ambiental, com participação dos Territórios Sergipanos fortalecendo, assim, parcerias entre as instituições governamentais e não governamentais no contexto estadual.

“Um dos seus objetivos é promover a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais, sua causas, efeitos e suas inter-relações implementando e articulando ações de educação ambiental para a conservação e inclusão social, buscando alternativas para a formação de uma sociedade sustentável”, frisou Fátima Maynard, destacando ainda que o CEA realiza atividades socioambientais e culturais integradas envolvendo por sua vez as comunidades do entorno da Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu.

Outro ponto abordado durante o Fórum foram as atividades desempenhadas pela Semarh no ano de 2012, a exemplo dos projetos:A Semarh Plantando Verde com a Escola; Trilhas Ecológicas; Construção Coletiva do Decreto governamental que regulamenta a Lei nº 6.882, de 08 de abril de 2010; Fórum Estadual de Educação Ambiental; Plano Estadual de Educação Ambiental; Visitas Monitoradas ao zoológico de Aracaju; Cinema Ambiental; Quinta no Parque, a implementação da A3P; reuniões sistemáticas da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental/CIASE entre outras atividades que contribuíram para a formação continuada referente ao processo da educação ambiental em Sergipe.

Ações

Referente ao cronograma para 2013 no CEA, Fátima Maynard destacou que serão realizadas no próximo ano, três reuniões sistemáticas para a formulação das atividades do recinto. “Durante os dias 15, 22 e 24 de janeiro serão realizadas essas reuniões no Morro do Urubu, oportunidade que os demais parceiros poderão sugerir algumas propostas para a implementação dessa agenda no Centro de Educação Ambiental”, enfatizou.

Participação

Participaram do I Fórum de Diálogos Integrado técnicos da Semarh; Emsurb; Seed; DRE-08; Defesa Civil; Fenem/Se, Instituto Mamíferos Aquáticos, Emdagro, Pelotão Ambiental e Semed.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.