[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No período de 04 a 06 de setembro, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estarão em Campina Grande participando do 2º Encontro Nacional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação (ENED). O evento acontece na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).

Nesse ano o 2º ENED tem como temática: “Protagonismo do Brasil na UNCCD: boas práticas na mitigação dos efeitos da seca e no combate à desertificação – Implementação com foco em resultado sustentável”. Seu objetivo é promover o diálogo das instituições e organizações sociais com os integrantes da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), a fim de preparar uma pauta nacional para os debates que serão realizados durante a Convenção das Partes, na COP 11, prevista para acontecer no período de 16 a 27 de setembro, na Namíbia, África.

Durante toda a programação do evento, haverá palestras sobre cooperação internacional, bilateral e multilateral do Brasil com organizações internacionais. O evento contará com representantes da FAO, PNUD, IICA, UNCCD, Itamaraty, Delegações Oficiais de Países Partes, Mercosul e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ocorrerá também debates sobre boas práticas de convivência sustentável com a semi-aridez e de mitigação dos efeitos da seca e da desertificação, identificados e definidos nos Encontros Regionais.

Outro ponto importante no 2º ENED é que haverá a 4ª Reunião Extraordinária da CNCD, com foco nos temas convivência sustentável com a semi-aridez e na mitigação aos efeitos da seca e da desertificação.

No evento, Sergipe será representado pela técnica Vera Cardoso- membro da  Comissão Nacional de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente (CNCD/MMA); pelo engenheiro florestal da Semarh, Elizio Marinho; e o coordenador do Monumento Natural Grota do Angico (MONA), Tiago Vieira.

De acordo com Vera, além da representação técnica, a Semarh estará levando representantes   da sociedade  civil,  que  apresentarão práticas  sustentáveis  de acordo  com  o  ENED, selecionadas no Encontro Regional em Sergipe, realizado no último dia 23 de agosto no município de Canindé de São Francisco.

Encontro

O 2º Encontro Nacional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação é promovido pela Comissão Nacional de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente (CNCD/MMA), em parceria com os Pontos Focais Brasileiros na Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD), com o Instituto de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Insa e a Fundação Araripe. Conta ainda com o apoio do Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.