[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SRH/Semarh), Ailton Rocha, participou na manhã desta quinta-feira, 1º, do ‘Águas de Março’. O evento, promovido anualmente pela Deso, faz menção ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

Ao representar o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, o superintendente destacou as muitas parcerias realizadas em ações entre a Semarh e Adema com a Deso. Entre as ações conjuntas, destacou a construção das adutoras do Alto Sertão, Sertaneja e Semiárido, recuperação de nascentes e matas ciliares e o projeto de Gestão Integrada de Águas Urbanas, o Giau.

Genival Nunes abordou ainda a importância da qualidade de vida para o ser humano. No contexto, apontou a qualidade e quantidade da água como fatores relevantes para esse fim. Ailton Rocha destacou que 95% de toda água fornecida à população do estado de Sergipe vem do Rio São Francisco.

“Com isso, o Estado adotou por socializar as águas através de captação de adutoras e barragens, visando suprir déficit na produção de água. Adotou ainda metodologias como a de transposição do São Francisco, onde  a adutora abastece a capital sergipana e a Região Metropolitana  de Aracaju”, revelou Ailton.

Em sua explanação, Ailton citou ainda algumas das principais ações da Semarh nas áreas de Recursos Hídricos em todo o Estado. Entre elas, a da Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos; Implantação, Operação e Manutenção da Rede de Qualidade das Águas de Sergipe; Operação e Manutenção da Rede Meteorológica de Sergipe; Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos de Sergipe e o Águas de Sergipe- projeto que visa a Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe.

Perdas

O presidente da Deso, Bosco Mendonça, lamentou que 58% da água captada e tratada sofra perdas. Segundo ele, a perda da produção da água, desde a captação até o consumo final, vem por ocorrências de roubos, natural por vazamento, desperdício reais e aparentes, cobrança, entre outras situações. “Tecnicamente, o percentual nacional tem por média 25%. Lamentavelmente o Estado é superior à média em exatos 28%”, frisou.

Apesar do número, o diretor de Gestão Ambiental da Deso, Wanderlê Correa, revela que a Deso tem muitas razões para comemorar e destaca ações e avanços nos trabalhos ambientais. Destacou que somente na barragem do Poxim 40 mil mudas foram plantadas, em compensação a implantação da barragem no local. “No local, cercamento e manutenção das mudas são feitos sistematicamente”, revelou.

Semana da Água

Durante o período de 19 a 23 de março, a Semarh estará abrindo diversos espaços de discussões sobre o tema “Água com Qualidade de Vida”. Personalidade do Meio Ambiente envolvidos com a área de Recursos Hídricos, junto a mestre, alunos, pesquisadores e interessados participaram da vasta programação em comemoração a Semana da Água.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.