[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Neste último domingo, das 10h às 13h, servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), voluntários de ong’s ambientalistas, instituições públicas do estado, professores e alunos de escolas públicas e particulares, CUT, Sintese, Marinha, Batalhão dos Caçadores, Igreja Adventista, Lions Clube, entre outros participantes estiveram presentes durante a realização da 5ª Campanha “Praias e Rios: Vamos limpar e aprender a não sujar”. A iniciativa da campanha visa despertar em todos a conscientização de se manter sempre limpas as praias e os rios sergipanos.

Junto aos funcionários da Secretaria de Estado e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o secretário de Estado Genival Nunes participou da ação, a qual considerou um momento de reflexão. “Banhistas e turistas quem vêm à praia e ainda à população espalhada por todo o estado que desde ontem observam o movimento voluntário realizando a limpeza de rios e mananciais devem contemplar a ação como sendo um momento de reflexão, educativo. A ideia do movimento é de que se mantenha extremamente limpo cada um desses espaços, praias e rios, o qual na sua maioria são utilizados para o entretenimento e até para o abastecimento humano da população. Agindo assim, a degradação não terá espaço nesses meios”, avaliou Genival.

Saindo do ponto de recolhimento da Semarh, que este ano esteve presente mais uma vez na Praia de Aruana (em frete ao bar da Torre), o secretário do Meio Ambiente percorreu demais pontos estendidos na Aruana. Ele passou pelo ponto do Pronese, da Cut, do Sintese, do Colégio Saint Louis, do Colégio Purificação, do Colégio Estadual 11 de Agosto, Colégio Arquidiocesano, da Marinha sergipana, do Jornal da Cidade, entre outros. No total, desde a Coroa do Meio até a praia do Robalo, foram instalados 20 pontos de arrecadação.

Parte do percurso do secretário, o qual foi acompanhado pelo idealizador da ação pela Frente em Defesa das Águas, o jornalista Osmário Santos e ainda pelo coordenador de Educação Ambiental do Arquidiocesano, professor José Bezerra, ficou ainda mais animado. É que a banda de frevo do sindicato dos professores acompanhou a visita do secretário às barracas.

No percurso foi observado que o recolhimento do lixo foi menor que nos demais anos. Observação que só fortalece a campanha, a qual já marca cinco anos de luta pela causa. Somente no ano passado, em 2009, foi recolhido pelos voluntários o peso de quatro mil toneladas de lixo das areias.

Municípios

A ação de limpeza de praias e rios aconteceu ainda em mais de 20 municípios do estado. Participaram da campanha  prefeituras e secretarias municipais, líderes comunitários, MST, Ong’s, escolas públicas, entre outras instituições. Entre os municípios participantes estiveram o de  Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Porto da Folha, Estância,  Boquim, Capela, Areia Branca, Salgado, São Cristóvão, Pirambu, Cedro de São João, Propriá, Canindé do São Francisco, entre outros.

Este ano foi doado pela Semarh, ao Praias Limpas, cerca de 7.000 sacos de lixo para coleta de dejetos jogados nas areias das praias e rios da capital e do interior do Estado.

Internacional

A Campanha Praias e Rios de Sergipe faz parte da mobilização do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG Americana The Ocean Conservancy. É um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo, realizado em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias. Em 2009, 16 mil voluntários recolheram 74 toneladas de lixo em todo o Brasil e, em todo o mundo, aproximadamente três mil toneladas de resíduos foram recolhidas por 400 mil voluntários de 100 países.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.