[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em comemoração ao Dia das Crianças, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), levaram alegria e muita recreação para meninos e meninas que se encontraram presentes no ‘Dia de Todas as Crianças’, evento realizado na Orla de Atalaia, através do Governo de Sergipe, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), nessa quarta-feira, 12.

O estande da Semarh estava repleto de opções para os pequenos: brincadeiras populares, espetáculos, exposição, jogos educativos, oficina de reciclagem e realização de plantio de espécies nativas com cortejo cultural. Curioso, o pequeno Murilo Alves de apenas 5 anos foi um dos primeiros a chegar ao estande e se divertiu muito na pescaria ambiental. Ele contou que, através da brincadeira, aprendeu como separar o lixo dando sua destinação final. “Eu gostei muito da pescaria, foi muito divertido”, afirmou.

Já a pequena Maria Clara Assis Nere, 5, se divertiu muito montando um quebra-cabeça ecológico. Animada, disse que não sentiu dificuldade e que curtiu muito a brincadeira. “Esse quebra-cabeça é muito lindo, gostei muito de brincar com ele”, contou.

As primas, Isis Valéria Lima de Oliveira,14 anos, Taynara Sibelle Nascimento Lima,10 anos, e Vanessa Islaine Medeiro de Oliveira, de 13 anos, acordaram bem cedo para curtir o seu dia, se divertiram muito jogando o Tabuleiro Gigante Ambiental, onde aprenderam a como economizar água. “Achamos o jogo bastante interessante, sem contar que iremos praticar tudo aquilo que aprendemos no jogo”, revelaram.

Quem também esteve fazendo alegria para as crianças foi a Companhia Teatral Kaza da Imaginação, onde chamou a atenção de curiosos para o estande da Semarh. Apresentando a peça “Se a água do mundo acabasse um dia, já pensou como seria?”, crianças, jovens e adultos deram boas risadas com a turma da companhia, onde os mesmos passaram uma mensagem ambiental de como preservar a água nos dias atuais.

“Temos que começar a se mexer, torneira ligada nem pensar, usar água quando for lavrar os pratos, fazer faxina só quando for enxaguar”, cantaram animados.

Assim que acabou a apresentação, a garotada retornou a brincar. O pequeno Danilo Taylor, seis anos, puxava a mãe em direção ao jogo da memória de animais marinhos. Em meio à brincadeira, Danilo levou um susto ao vê o peixe mero, contanto que nunca viu um animal tão feio em sua vida. “Achei muito engraçado o jogo da memória, só não gostei do peixe mero porque ele é feio”, disse.

Já o coordenador técnico do Monumento Natural Grota do Angico, Jeferson Mikalauskas Simanas, mostrou a importância das Unidades de Conservação do Estado para as crianças, fazendo uma explanação através de banners sobre a diversidade da fauna e da flora que são encontradas dentro das quatro UC’s do Estado:  Apa Litoral Sul, Morro do Urubu, Monumento Natural Grota do Angico, e Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco.

Outra atração que esteve no estande da Semarh foi a presença de membros do Centro de Preservação da Natureza, Projeto Canto Vivo, onde realizaram uma oficina de reciclagem com garrafas pets, mostrando alternativas para a reutilização das garrafas, onde fizeram uma horta caseira com cebolinha e coentro.

“O estande está ótimo, várias crianças vieram conferir a horta, pois elas sabem que para se ter uma boa qualidade de vida a base vem da alimentação, sem contar que a garotada teve seu primeiro contato com a natureza”, disse a técnica Cristiane Nogueira.

Já no período da tarde, o superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, Lício Valério, brincou com crianças, onde levou para os mesmos, informações sobre Educação Ambiental.

“Esse dia é importante porque o Governo do Estado em especial a Semarh pode disponibilizar informações, materiais educativos voltados para a prática da cidadania, sem contar a própria interação dos sergipanos com diversos temas relacionados a crianças e adolescentes, em um dia todo especial”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.