Semarh lança cartilhas que fortalecem a gestão dos Recursos Hídricos
Dois importantes lançamentos que irão fortalecer as ações e serviços na área dos Recursos Hídricos do Estado foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 26, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, durante realização de Seminário sobre Sistema de Informações de Recursos Hídricos (Sirhse). O evento contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e de secretários municipais de Meio Ambiente.
O primeiro lançamento apresentado pelo secretário no seminário foi o do Sistema de Informação de Recursos Hídricos, o Sirhse. Com a implantação do sistema será possível a aquisição de diversas informações a cerca dos recursos hídricos do Estado, a exemplo de quantitativo de vazão das bacias, mapeamentos, cadastramento do sistema de outorga e usuários das águas entre outras informações afins.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, o Sirhse é uma ferramenta que, sobretudo, implica em transparência de dados. “A partir do sistema existirá a nitidez das informações. Elas serão precisas e atualizadas. Antes as informações sobre quanto de água se usa em cada bacia, quantitativo de água utilizada pelas pessoas e quanto de água os usuários irão precisar, não eram disponíveis. Hoje, essas informações estarão acessíveis a todos através de acesso via internet”, explicou Genival, citando que o acesso ao sistema de informações de recursos hídricos pode ser feito através do site: w.w.w.sirhse.semarh.se.gov.br.
Em seguida, o secretário lançou o kit prático de outorgas, entregando o primeiro à superintendente adjunta da Agência Nacional de Águas (ANA), Flávia Gomes de Barros. O primeiro módulo do kit, o qual contém sete itens, sendo três unidades com Guias Práticos para Projeto de Irrigação; Obras Hidráulicas e Aquicultura; dois folder’s educativos de Outorga e Fiscalização, além de mais duas Cartilhas do Usuário sobre Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos em Sergipe.
A superintendente adjunta da ANA compreende a realização do seminário como instrumento que fortalece a gestão dos Recursos Hídricos. “Vejo as ações de hoje com muita positividade. A parceria de ANA com os Estados da federação é importantíssima para a melhor gestão das águas, ação legal e em consonância com a Política Nacional de Recursos Hídricos. Realizamos hoje dois importantes lançamentos”, afirmou, ressaltando que o Sistema de Informação conterá dados imprescindíveis para o assessoramento de informações afins e de cadastro e as cartilhas de instrumento de informação vão auxiliar ao usuário no encaminhamento das Outorgas.
O Sistema de Informação dos Recursos Hídricos do Estado foi desenvolvido através de licitação lançada pela Semarh e obtida pelo Consórcio Projetec Techne. De acordo com o técnico da empresa, Gustavo Grillo, o qual fez a apresentação do sistema, antes não havia informações organizadas e consolidadas. “O sistema viabilizou essa situação a qual produz confiabilidade e transparência”, destacou Grillo.
Após apresentação do Sirhse, o seminário contou ainda com alguns informes sobre o Encontro de Recursos Hídricos deste ano, de apresentação da ferramenta WebGIS de Recursos Hídricos e discutiu a proposta de Rede Hidrometereológica e de Qualidade das Águas de Sergipe, a qual está associada ao monitoramento fluviométrico dos rios e quantidade das águas. Os trabalhos foram coordenados pelo superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh lança cartilhas que fortalecem a gestão dos Recursos Hídricos –