Semarh inicia capacitação de catadores de resíduos sólidos no estado
“Vejo um sonho a ser concretizado”, comentou emocionado o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, durante abertura do Curso de Capacitação para Catadores e Coletores de Resíduos Sólidos que trabalham nas ruas e lixões dos 16 municípios que compõem o Consórcio Público de Saneamento Básico do Território Sul e Centro Sul Sergipano. Realizada em Boquim, a capacitação iniciada na manhã desta terça-feira, 17, será encerrada no município no dia 19 de setembro.
Segundo expôs Genival, o Governo do Estado, por meio da Semarh, vem trabalhando intensamente na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Estado de Sergipe junto aos 75 municípios. Revelou que a capacitação dos catadores é parte de uma processo árduo e longo, iniciado na criação dos consórcios públicos de Saneamento Básico do Estado.
“Mais de 3, 5 milhões em convênio do Ministério do Meio Ambiente começam a ser investidos na edificação dos quatro consórcios públicos criados. Sendo que parte dessa verba federal será destinada à capacitação de catadores. Somado a esse recurso, o Governo do Estado abre mais oportunidades e adianta, com recursos do tesouro, a realização de um ciclo de capacitações de catadores”, aponta o secretário, enfatizando que “os catadores são os verdadeiros protagonistas da indicação de soluções para a implementação da Política Nacional de Resíduos”.
Segundo explicou a gestora da capacitação para o Consórcio Sul e Centro Sul, Talitta Oliveira, a capacitação visa apoiar a criação das organizações sociais e produtivas de catadores de materiais recicláveis do Estado por meio de um processo de formação para a autogestão, assistência técnica, fomento à mobilização e intercâmbio da categoria. “Bem como contribuir para sua maior inserção enquanto empreendimentos solidários, através do aumento da capacidade profissional, técnica, social e política”, declarou.
Para o representante do Ministério Público Estadual (MPE), José Soares de Aragão Brito, também presente na capacitação dos catadores do Consórcio Sul e Centro Sul, Sergipe poderá vir a ser referência a nível Brasil com iniciativas como essa, que valorizam os catadores.
“Exemplo disso ainda é o projeto “Cataforte 3”, onde o Estado de Sergipe tem a perspectiva de receber a implantação de 20 galpões para uso dos catadores de recicláveis, facilitando o transporte, logística e infraestrutura adequada para o trabalho”, comentou ele.
Capacitação
Os cursos terão a carga horária de 12 horas distribuídas entre três dias consecutivos. Após a região Sul e Centro Sul, a capacitação segue nos demais consórcios públicos. No Consórcio Público do Agreste Central, criado com a composição de 19 municípios, irá acontecer entre os dias 23 a 25 de setembro, na cidade de Ribeirópolis.
No Consórcio Público de Saneamento Básico do Baixo São Francisco o curso será realizado entre os dias 01 a 03 de outubro, na cidade de Propriá. O município de Laranjeiras, sede administrativa do Consórcio Público da Grande Aracaju, terá capacitação nos dias 15, 16 e 17 de outubro.
Para a formação e capacitação dos catadores, o curso promove oficinas privilegiando temas que buscam a autonomia, a função social da atividade da coleta e organização para o trabalho.
Ministram o curso de capacitação para os 30 catadores, líderes de associações já formadas e grupos organizados de catadores, a técnica ambiental da Semarh, Ismeralda Barreto; Adriano Santos, membro da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju(CARE), Adriano Santos; e Alexandre Piones da Silva.
Presenças
A oficina contou ainda com as presenças da secretária-adjunta da Semarh, Marisa Ramos; da superintendente do Consórcio Público de Saneamento Básico do Sul e Centro Sul, Verônica Fernandes Passos; da superintendente de Educação Ambiental e Qualidade Ambiental, Fátima Maynard, e da técnica Ambiental, Vera Cardoso, ambas da Semarh.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh inicia capacitação de catadores de resíduos sólidos no estado – Fotos: Ascom/Semarh