[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ao longo dos três últimos meses o projeto “Reutilize Alegria”, idealizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), vem reciclando a alegria de diversas crianças com a doação de brinquedos novos e usados. A iniciativa que une solidariedade com sustentabilidade ambiental traz consigo uma mensagem inspiradora sobre a importância de inserir a temática dos 5R’s ambientais no cotidiano das pessoas (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), além de ajudar crianças carentes de diversas instituições do estado. O projeto se encontra em sua terceira edição.

Na manhã dessa terça-feira, 17, foi a vez da Escola Estadual Professora Myrian de Oliveira Santos Melo, situada no bairro 13 de Julho, ser beneficiada com a iniciativa. Diante de tantos brinquedos como carros, bonecas, ursos, jogos educativos, entre outras lembrançinhas, a entrega desses materiais foi sinônimo de pura diversão.

“Uma das propostas desse projeto é trazer à tona à sociedade sergipana uma reflexão sobre as mudanças de posturas frente à reutilização de materiais, tendo como destaque a valorização da concessão coletiva e o sentimento de solidariedade com as gerações presentes. Ao longo dessas três edições arrecadamos um quantitativo de 21 mil brinquedos novos e usados em boas condições, sendo que nessa edição, arrecadamos cinco mil brinquedos proporcionando assim alegria para todas essas crianças”, disse a superintendente de Educação Ambiental, Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Fátima Maynard, que na oportunidade representou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes.

Reciclando alegria

Através de um brinquedo, crianças, podem colocar em prática todo o conteúdo escolar, já que estes elementos educativos funcionam como uma verdadeira ponte entre aquilo que é ignorado para o que é conhecido. Outro beneficio que um brinquedo pode provocar em uma criança é que elas tendem a desenvolver elementos fundamentais na formação do seu caráter, uma vez que a fantasia desses objetos permite que esses pequenos indivíduos pratiquem melhor suas habilidades emocionais, sociais, experimentando novos sentimentos.

Prova disso, foi a comemoração da estudante Carol Perreira de Almeida, 7, que ganhou um laptop. Animada, ela disse que agora se tornou uma garota tecnológica e assim que chegar em casa, irá mostrar seu “novo amigo” para todas as suas amigas. “Vamos fazer a festa! Estou bastante feliz por ter ganhado esse presente”, revelou.

Já o aluno Rafael Alves, 11, assim que ganhou seu presente não quis saber de outra coisa a não ser brincar e se divertir muito com o seu carro. “Nunca tive um brinquedo como esse. Pode ter certeza que irei ter todo o cuidado do mundo! Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo”, afirmou.

Para a coordenadora do projeto, a técnica ambiental da Semarh, Tânia Ribeiro, ver o brilho nos olhos das crianças por meio de um brinquedo é algo que dinheiro nenhum pode comprar. “Em todas as suas edições, o Reutilize Alegria sempre desenvolveu atividades de sensibilização em professores, pais, alunos, instituições governamentais e não governamentais com o foco nas questões socioambientais. Nesse ano o projeto beneficiou mais de 14 instituições e estamos bastante felizes em ver que o resultado dessa iniciativa alcançou todas as expectativas, tanto, de quem doa, como de quem é beneficiado”, apontou, destacando que o Reutilize Alegria além de favorecer essas crianças ajuda o meio ambiente evitando que os brinquedos sejam jogados fora.

Parceiros

Durante três meses inúmeras instituições doaram centenas de brinquedos para a Semarh. Na instituição escolar alguns parceiros estiveram presentes destacando a importância do projeto para a sociedade. O diretor da Faculdade Amadeus, Eduardo de Andrade, e relações institucionais da Faculdade Amadeus, Pedro Amado, afirmaram ser muito gratificante participar de iniciativas como essa. “Esperamos contribuir mais vezes com esse projeto. Perceber o brilho dessas crianças é uma verdadeira lição de vida para nós, pois nos faz querer voltar a nossa essência, ter essa vivacidade e alegria”, comentou Eduardo de Andrade.

Quem também deu sua contribuição sobre a iniciativa foi a enfermeira Talita Siqueira, que faz parte do grupo do Qualivida/Seed. “Esse projeto além de possibilitar um cuidado maior com o meio ambiente, proporciona felicidade para inúmeras crianças. Isso é uma atitude muito nobre”, avalia.
“Fazer a felicidade dessas crianças foi o melhor presente de natal que eles podiam receber. Agradeço a todos que contribuíram com o projeto”, afirmou a diretora da Escola Estadual Professora Myrian de Oliveira Santos Melo, Itana Maria Santos.

Vale destacar ainda que hoje o ‘Reutilize Alegria’ ganhou um grande destaque na capital sergipana, uma vez que inúmeras pessoas entre eles adolescentes, jovens, adultos e até idosos praticam o exercício do desapego. Suas atividades nasceram a partir das discussões contidas na Política Nacional de Educação Ambiental, por meio da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999.
Foram parceiros do Reutilize Alegria a Adema, Codise, Colégio Arquidiocesano, Colégio Atheneu Sergipense, Colégio Jardins, Colégio Modulo, Deso, Emdagro, Emsetur, Faculdade Fama, Ibama, Sebrae, Secretaria de Estado da Educação/Qualivida e Unit.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.