[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O resultado da Análise e Previsão Climática para o setor Leste do Nordeste indicou que irá chover 45% acima da média histórica para o trimestre de junho a agosto deste ano. O prognóstico revelou que as chuvas vão atingir os estados de Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. O boletim de previsão climática foi concluído na manhã desta quinta-feira, 15, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que reuniu, desde a última quarta-feira, meteorologistas dos Centros de Meteorologias do Nordeste e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para fazer estudos da previsão climática do setor.
 
Segundo as análises, as probabilidades indicaram que irá chover muito mais que o esperado, e que poderá ocorrer chuvas extremas seguidas de inundações e transtornos em alguns Estados do leste do nordeste brasileiro. Segundo o meteorologista Overland Amaral, do Centro de Meteorologia da Semarh, que participou dos estudos, haverá tendências de chuvas normais acima da média histórica sobre o setor leste do nordeste brasileiro. "Ocorrerão chuvas intensas, sendo importante o acompanhamento das previsões de tempo durante a estação", explicou o meteorologista.
 
Sendo as probabilidades de chuva para o leste do nordeste, nos meses de junho, julho e agosto, de 45% acima da média, 30% normal e 25% abaixo da média, para as outras regiões do Brasil o clima se comportará de maneira diferenciada. Para o restante do país, a probabilidade de chuva é de 30% acima da média, 40% normal e 30% abaixo da média.
 
O representante da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn-RN), presente na conclusão do boletim de previsão, afirmou que a revisão climática vai despertar cuidados e favorecimentos com o plantio. Ele destacou que Sergipe terá, na agricultura da cana-de-açúcar, o clima como um potencial favorável nesse período chuvoso.
 
O próximo Fórum de Análise e Previsão climática para o Nordeste do Brasil, que abordará uma avaliação do período chuvoso, ocorrerá em Salvador, nos dias 17 e 18 de junho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.