Semarh debate elaboração do Plano de Coleta Seletiva
Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participaram nessa terça-feira, 24, de reunião com secretários municipais do Consórcio Público para Aterro Sanitário do Sul e Centro Sul do Estado com a empresa contratada, a Terra Viva, para elaboração do Plano de Coleta Seletiva. A reunião aconteceu às 9h, no auditório da Prefeitura Municipal de Boquim.
A reunião, que contou com a mobilização da superintendente do Consórcio Verônica Fernandes, teve a participação de 14 municípios. Na oportunidade, foram tratadas todas as etapas inicial dos trabalhos e feito o alinhamento das informações.
Ainda na reunião, foi construida nova agenda e calendário dos próximos passos para elaboração do Plano de Coleta Seletiva, que será a vista técncia a todos os municípios. Assim como atualizar as informações com a entrega de um questionário de demandas e informações dos municípios quanto a situação atual da coleta seletiva.
Segundo a técnica da Semarh, Vera Cardoso, essas informações do Plano de Coleta Seletiva irão fornecer alternativas e políticas a serem adotadas pelo Estado no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Pnrs) de acordo com a lei 12.305. “Em especial a coleta seletiva, que conforme o decreto federal institui a Coleta Seletiva Solidária com a destinação para os catadores de materiais reciclável descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta indireta com dispensa decreto federal de número 5.940/2006”, afirma.
De acordo com Vera, para alcançar esses resultados o Estado de Sergipe realizará audiências públicas para válidar esse Plano Estadual de Coleta Seletiva. “Como meta para os próximos passos ficaram os municípios divididos em três grupos de visitas para iniciar o diagnóstico, informou.
Participação
Participaram da reunião em Boquim secretários municipais do Meio Ambiente, a superintendente do consórcio da Semarh e os representantes da Terra Viva.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]