[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, 27, Dia da Mata Atlântica, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas (SBS), realizou um plantio de mudas nativas no Parque da Cidade, no entorno da Área de Preservação Ambiental (APA) Morro do Urubu. O eventou contou com as presenças de alunos de escolas públicas e particulares e da comunidade dos bairros Coqueiral, Porto Dantas e Industrial. Foram plantadas mudas da espécie Tabebuia impetiginosa, conhecida popularmente como Ipê Roxo.

Com o plantio de mudas nativas no Dia Mundial da Mata Atlântica, a Semarh encerra as atividades do primeiro semestre deste ano do projeto ‘Quinta no Parque’, que tem o objetivo de despertar no indivíduo uma nova visão da relação do homem com o ambiente, estabelecendo novas práticas e modelo para essa relação. A iniciativa também estimulou população a conhecer e participar da efetiva conservação dos recursos naturais na área da APA Morro do Urubu, que é uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica em Aracaju. 

Mata Atlântica

O ecossistema Mata Atlântica envolve 5.750 km² do estado. Atualmente, a cobertura vegetal original restringe-se a manguezais, vegetação de restinga e remanescente da floresta tropical úmida. Também denominada de Mata Costeira, ocupa aproximadamente uma faixa de 40 km² de largura estendendo-se de sul para norte. vinda do estado da Bahia até Alagoas.

Ele apresenta várias associações, com praias e dunas,  vegetação herbácea e ocorre desde o São Francisco até Mangue Seco. Esta vegetação serve para fixar as areias das dunas móveis. Entre essas, destacam-se: salsa da praia, grama da praia, feijão da praia, capim-gengibre, xique-xique ou guizo de cascavel.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.