[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 27, é o Dia da Mata Atlântica. Para comemorar essa data, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza, às 8h30, no Complexo da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), sede da Semarh, o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica – Pau Brasil e Mangaba.

O plantio acontecerá com a apresentação da Banda Marcial D. Pedro I, do Povoado Aguada, em Carmópolis. Após a ação, será realizado o Seminário “Conhecendo a Mata Atlântica de Sergipe”, no auditório da Codise, no Distrito Industrial. O evento é destinado a alunos do ensino médio das redes pública e particular de ensino de Aracaju e dos municípios sedes das Unidades de Conservação (UCs) da Semarh. O objetivo é despertar o interesse dos alunos para o estudo da fauna e da flora e os atrativos naturais da Mata Atlântica em Sergipe, valorizando o bioma que é um dos mais ameaçados.

O evento será aberto pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, com as presenças dos coordenadores técnicos das áreas de proteção ambiental de Mata Atlântica da Semarh. Após abertura do seminário, haverá várias palestras sobre as espécies da Mata Atlântica.

A professora doutora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Maria Ana Farinaccio, falará sobre a Flora da Mata Atlântica; o mestre Juan Ruizesparza, do Prodema/UFS, enfocará sobre as aves; o mestre Patricio da Rocha, da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), fará exposição sobre os mamíferos; e um representante do Laboratório de Herpetologia enfocará os répteis e anfíbios da Mata Atlântica.

Atividades já realizadas

Dentro da programação da Semana da Mata Atlântica, as três unidades de Conservação da Semarh realizaram atividades. A Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe realizou no dia 24, na Câmara de Vereadores de Estância, uma palestra sobre a Mata Atlântica em Sergipe, ministrada pelo coordenador técnico da UC, Paulo César Umbelino.

O Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco realizou no dia 25, a ‘Exposição Flora da Mata Atlântica de Sergipe’ – do Herbário da UFS e o ‘Avistamento de Aves no RVS Mata do Junco’, sob a orientação do pesquisador Juan Ruizesparza, da UFS. No dia 26, foi realizada a “Oficina de produção e plantio de mudas de árvores nativas”, com Lícia Raquel Cruz e Marcelo Guigó, da Semarh, e a “Preparação de material para estudos de plantas”  (montagem de exsicatas), por Ana Cláudia – Herbário ASE/UFS; Andréa Borges e  Maria Augusta Anjos – Semarh.

A Área de Proteção Ambiental do Morro do Urubu realizou, no dia 26, palestra sobre ‘Uso medicinal das plantas – Farmácia Viva’, por um técnico da Empresa Municipal de Serviços Urbanos  (Emsurb), e a ‘Oficina de produção de mudas de árvores nativas’ , por Elísio Marinho e Janisson Batista, da Semarh.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.