[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Semana do Meio Ambiente foi aberta nesta segunda-feira, 2, no Centro de Convenções de Aracaju, com a realização do Fórum Estadual Ambiental com o tema ‘Políticas Nacional e Estadual de Educação – Fortalecimento em Sergipe’. A palestrante Carla Jeane Helfemsteller Coelho, mestre em Meio Ambiente e professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), destacou os princípios ambientais para uma melhor qualidade de vida.

Também na abertura do evento, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos em alusão ao Dia do Meio Ambiente comemorado mundialmente em 5 de junho, foi proferida uma palestra sobre ‘O Protagonismo da Mulher nas Políticas Ambientais’, ministrada pela coordenadora Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Neuza Malheiros, que destacou que não existe desenvolvimento sustentável sem a participação das mulheres. Em seguida, ela apresentou o vídeo de 17 minutos ‘Por uma Vida Sem Violência’, gravado e lançado no Canecão, no Rio de Janeiro, com a participação de 50 artistas.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Márcio Macedo, aproveitou o evento para destacar a importância de preservar o meio ambiente e prestar contas das principais ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na área ambiental. 

Ele destacou o esforço do Governo, através da Semarh, para organizar o sistema do meio ambiente no Estado que, na sua concepção, estava em processo de degradação ao longo dos anos. "Todas as discussões na área ambiental eram jogadas para segundo plano. Por determinação do governador, estamos reestruturando o meio ambiente em Sergipe para garantir a qualidade ambiental".

Márcio Macedo enumerou algumas ações do Governo do Estado nos últimos meses: aumento das áreas de preservação ambiental com a transformação da Mata do Junco, em Capela, e a Grota do Angico, entre Canindé e Poço Redondo, em unidades de conservação ambiental assegurando a preservação do macaco Guigó (primata na lista de extinção) e garantindo entre outras coisas o ecoturismo na região respectivamente; a informatização da Adema com balcão on-line para maior agilidade e transparência nos processos e licenciamento e fiscalização ambiental; a política de reestruturação dos resíduos sólidos; construção de seis Plataformas de Controle de Dados (PCD), totalizando nove, que permite que agricultores e a sociedade de um modo geral saiba as previsões climáticas, através do site da Semarh, nos 75 municípios sergipanos; e combate ao desmatamento, através do pelotão ambiental.

O secretário também destacou a organização do sistema de recursos hídricos no Estado. Ele ressaltou a instalação de dois novos comitês estaduais de bacias hidrográficas, o dos rios Japaratuba e Piauí, fechando os três rios estaduais; a construção da adutora do alto sertão e sertaneja, cuja primeira etapa, em fase de conclusão, vai beneficiar com água potável 250 mil famílias de 24 municípios e 100 povoados da região; e a conclusão da carta consulta do rio Sergipe visando a sua revitalização.

Ele frisou ainda a construção da cidadania ambiental, como a realização de palestras sobre os problemas ambientais na Semana do Meio Ambiente, na Semana da Água e a realização da I e II Olimpíada Ambiental, que tem o objetivo de estimular os alunos dos ensinos infantil, fundamental, médio e superior a refletirem de forma crítica e criativa sobre as questões ambientais. Lembrou que o tema da olimpíada este ano, "Mudanças Climáticas, Água e Vida", e premiará, na próxima quinta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, os melhores trabalhos nas diversas categorias com medalhas, troféus e uma poupança no valor de R$ 500 para alunos e de R$ 1.000 para professores.  

Márcio alertou a todos no sentido de que a nova ordem social tenha de ser a ordem ambiental e que os municípios também têm de estar atentos para o meio ambiente para evitar tragédias como as realizadas recentemente em Maruim e Laranjeiras. "Nesses dois municípios, casas foram construídas irregularmente em áreas de preservação ambiental. O que vimos foi a natureza querendo de volta o seu lugar", frisou, destacando a necessidade da somação de todos para a qualidade ambiental. 

Participação

Estiveram presentes à abertura da Semana do Meio Ambiente o superintendente do Ibama em Sergipe, Manoel Rezende, o diretor-presidente da Adema Genival Nunes, o superintendente de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Lício Valério, o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, secretários municipais do meio ambiente, membros de entidades ambientais e os prefeitos Tonho de Dorinha (Poço Verde), Aderbal de Oliveira (Frei Paulo) e Manoel de Souza (Campo do Brito).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.