[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) deu início ontem, segunda-feira, à `Semana de Alerta Contra a Violência´. As ações estão sendo desenvolvidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Risoleta Neves, no bairro Alto da Jaqueira, e na Unidade Sócio-Educativa (USE) Dr. José Augusto Arantes Savazine, no bairro Japãozinho. No CRAS Risoleta Neves, as atividades foram iniciadas com a palestra `Delinqüência Juvenil e Criminalidade´, proferida pelo Major Bispo, da Polícia Militar.

A pedagoga Renata Fagundes dos Santos, diretora do CRAS Risoleta Neves, explicou o objetivo da campanha e a importância da execução do projeto nos bairros Japãozinho e Cidade Nova. “Esta é uma campanha sócio-educativa que tem como principal objetivo combater a violência e promover a paz dentro de nossas comunidades”, frisou a diretora. “Foi realizado um estudo pelos jovens inseridos no programa Agente Jovem do Japãozinho e da Cidade Nova onde foi detectado que nestes bairros a violência se encontra bastante enraizada. Através deste estudo, surgiu a idéia de realizar a campanha sócio-educativa abordando este tema”, completou.

O Major Bispo relatou alguns fatos existentes nos bairros e informou as ações da Polícia Militar para combater estes incidentes, além disso, orientou os jovens acerca dos procedimentos e meios de evitar uma cultura de violência nas suas casas, escolas e onde quer que eles estejam, sempre promovendo uma cultura de paz. “A principal importância para a Polícia Militar é participar destes eventos para estreitar os laços com a comunidade, assim como informar das nossas ações, pois muitos ainda não conhecem”, destacou o Major, ressaltando que “é muito gratificante participar destes eventos onde é disseminada a cultura da paz. Somos colaboradores e ao mesmo tempo aprendizes nesse processo”, completou.

Para os jovens que participaram ativamente da palestra, o momento foi de aprendizado e uma oportunidade a mais para passar a informação para os que ainda não conhecem. “Gostei bastante da palestra. Eu consegui absorver algumas informações e acho muito importante que tragam sempre profissionais para falar sobre assuntos diferentes, para que todos nós possamos saber como está o mundo hoje”, disse Lucas Silva Lisboa, 16, integrante do programa Agente Jovem.

Leonardo Guilherme Matias, 11, integrante do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), falou a respeito da importância de se discutir estes temas. “Eu pude aprender que a violência não leva a nada e que se a gente for brigar por besteira, o mundo está perdido. Essas palestras são muito importantes para que nós possamos passar as informações adiante para quem ainda não sabe”, ressaltou o jovem. Alliston Felipe Nascimento, 13, também inserido no Peti, completou a opinião do colega. “O que eu achei mais importante foi saber o índice de violência, que é de fato um absurdo, mas é importante a gente conhecer e cada um fazer sua parte para tentar mudar esse quadro na nossa sociedade”, disse.

A ‘Semana de Alerta Contra a Violência’ se estenderá até o dia 31, sexta-feira, intercalando atividades entre a Unidade Sócio-educativa Dr. José Augusto Arantes Savazine no bairro Japãozinho, e o Cras Risoleta Neves localizado, no bairro Cidade Nova, além de abranger algumas escolas do município nos mesmos bairros. As atividades da campanha encerrarão com uma grande caminhada contra a violência e a favor da paz, na sexta-feira, a partir das 14 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.