Semana da Criança também é comemorada pela Fundat
O Educarte está inserido no programa “Cidade Criança”, implantado na administração do prefeito Marcelo Déda. Atualmente são assistidas cerca de 60 crianças. Para a participação no projeto, a equipe técnica da Fundat realizou pesquisa de campo, identificando crianças e adolescentes, na faixa etária entre os sete e 14 anos, que se encontravam ociosos no horário oposto ao da escola. Cadastrados os menores e seus familiares, todos foram convidados a integrarem-se ao projeto.
Técnicos, professores e coreógrafos diariamente trabalham com esses menores. “Desenvolvemos atividades que buscam a sensibilização, resgatando sempre a auto-estima de cada um, através do processo educativo e preventivo, possibilitando-lhes também, momentos de lazer e reflexão”, afirmou a presidenta da Fundat, Conceição Vieira.
No espaço reservado a aplicação do projeto, os menores aprendem dança, inclusive com o registro de várias apresentações; reciclagem de papel; palestras que tratam de assuntos ligados ao resgate da cidadania, drogas, e outros; estudo do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Enquanto isso, as mães dessas crianças também têm aulas de artesanato.
Soltando os bichos
A Fundat programou para esta semana, uma série de atividades voltadas para a petizada do projeto Educarte. Ontem, dia 10, a “gurizada” não perdeu tempo e aproveitou ao máximo. As equipes da fundação desenvolveram atividades junto às 60 crianças, como corrida do saco; calçando a cadeira e exibição de filmes infanto-juvenis. As atenções também estiveram voltadas para a brincadeira “quem sabe vestir”. Para completar a festa, os participantes receberam lanche e camisas do projeto.
Hoje, dia 11, a programação prossegue com exposição das obras-de-arte, confeccionadas pelos alunos; escolha do livro de histórias infanto-juvenis; brincadeiras populares, como “pega-bola”, perna de lata, boliche, cabra-cega e quebra-pote.
As expectativas estão voltadas para o término das atividades do dia de hoje. Todas as crianças aguardam a entrega de brinquedos. “Toda criança, independente da sua condição social, deseja ganhar um presente e nada mais justo a gente proporcionar um momento de alegria para elas”, comentou Conceição Vieira.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Semana da Criança também é comemorada pela Fundat – Agência Aracaju de Notícias