Semad realiza curso sobre arquivologia para servidores
Visando resolver questões ligadas ao gerenciamento dos documentos, a PMA instituiu uma comissão para o estudo da ´ tabela de temporalidade ´ dos arquivos, que diz respeito ao desfazimento daqueles documentos que não têm mais serventia para o município. Uma empresa de consultoria foi contratada e o curso é exclusivo para servidores do município. A capacitação é inédita e conta com a presença de 40 servidores da administração municipal direta e indireta, ligados ao trabalho com arquivos de documentos.
Além disso, está prevista no programa uma visita aos arquivos públicos da cidade para a avaliação das condições dos documentos arquivados, e serão ainda implantadas novas tecnologias que facilitarão o trato com os arquivos. “É a primeira vez que o curso acontece. Este evento está sendo muito importante para os servidores, para que eles saibam mais sobre a questão da gestão dos documentos públicos. Muita gente não dá valor e não sabe a importância que eles têm no contexto da gestão pública”, declara o diretor do Centro Administrativo, José Martins.
Segundo o professor responsável pelo curso, Luiz Fernando de Almeida, os maiores beneficiados pelas melhorias realizadas nos arquivos públicos dos municípios são os contribuintes. “Esta renovação vai auxiliar nas decisões do pessoal das secretarias, agilizando os processos. Além disso, a preservação e organização de documentos garantem o resgate da memória, pois, daqui dentro de alguns anos, o que se tem hoje no âmbito da administração pública será história”, destaca o professor. Luiz Fernando ainda opina sobre a iniciativa da Prefeitura Municipal, dizendo que poucos municípios oferecem esse tipo de curso de capacitação e parabeniza a Secretaria Municipal de Administração.
A aluna do curso, Lurdence Xavier Passos, funcionária da Secretaria de Planejamento, se diz animada com o que irá aprender . “O curso está sendo bem ministrado pelo professor. A gente espera que haja um bom aproveitamento, que haja resultados positivos, para que, na prática, possamos melhorar o que está pendente. Acredito que todos os colegas se empenharão bastante em prol das melhorias”, comenta Lurdence.
O diretor do Centro Administrativo, José Martins, elogia o fato da secretária de Administração, Lucivanda Nunes, estar privilegiado a questão do aprimoramento dos servidores. Além de cursos, os servidores do município participaram recentemente do Congresso Nacional de Direito Administrativo, que trouxe à capital alguns dos maiores nomes da área do Direito, que foi mais uma oportunidade de renovação para os funcionários.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]