Sejuc participa de Seminário Nacional pela Educação nas Prisões
Após a implantação do Ensino Formal na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) no sistema prisional sergipano, ocorrido na última quinta-feira, a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa ao Consumidor dá mais um passo no sentido de aperfeiçoar os mecanismos de implantação de projetos educacionais nas unidades. Esta semana, Elane Marques, Coordenadora de Ensino do Sistema Prisional, e Edivânia Fagundes, Diretora da Escola de Gestão Penitenciária (EGESP), participaram do 4º Seminário Nacional pela Educação nas Prisões, em Brasília.
O evento, que acontece anualmente desde 2011, foi promovido pelos Ministérios da Justiça e da Educação, de 14 a 17 de outubro, com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, para reunir gestores das escolas penitenciárias e coordenadores da educação nas prisões, das secretarias ligadas ao sistema prisional e das secretarias de educação estaduais de todas as unidades federativas.
De acordo com Edivânia Fagundes, a reunião técnica teve por objetivo efetivar a oferta de educação nos estabelecimentos prisionais. “A finalidade foi atender os planos estaduais de educação nas prisões, orientar os responsáveis sobre a elaboração dos projetos e efetivar a política de remição da pena pela educação, além de compartilhar experiências inovadoras na área”, explicou a Diretora da EGESP.
Para Elane Marques, esse compartilhamento é essencial para fomentar a formulação e implantação de projetos educacionais no sistema prisional. “Foi muito enriquecedor. Durante o evento, pudemos discutir aspectos sobre o plano nacional de educação nas prisões, a profissionalização das pessoas envolvidas na área pedagógica e de segurança prisional, assim como a aspectos relativos à elevação da qualidade do ensino das pessoas privadas de liberdade”, avaliou a Coordenadora de Ensino.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sejuc participa de Seminário Nacional pela Educação nas Prisões – Foto: Ascom/Sejuc