[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O programa ‘Pintando a Liberdade’, fruto da parceria entre o Ministério dos Esportes e Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), tem a finalidade de ensinar aos detentos um novo ofício e equipar as escolas públicas mcom material esportivo. Dessa forma, durante todo o ano, os detentos que integram o programa no sistema penitenciário de Sergipe confeccionam bolas esportivas e redes de acordo com a cota estabelecida pelo Ministério dos Esportes, que entra com 90% dos recursos e a Sejuc com 10% de contrapartida.

“Estamos com a cota de 31 mil bolas que serão confeccionadas até o mês de julho de 2010. Como a secretaria detém 10% da produção, então doamos este material esportivo para escolinhas de futebol de bairros mais carentes e ONG´s. Já com os 90% do ministério atendemos pedido de todo o Brasil e, inclusive, enviamos bolas também para países da África”, relatou o coordenador do programa, Alberto Jorge Silva, ao esclarecer que até o mês de novembro já foram confeccionadas 1,4 mil bolas.

Os cuidados na fabricação das bolas, o controle do material, além da segurança do local também fazem parte da preocupação da Secretaria da Justiça e Cidadania. Por isso, é feita uma seleção dos detentos que querem trabalhar na fábrica de bolas. Para trabalhar no local, com sede no Presídio de Areia Branca (Peab), o preso precisa estar em regime semi-aberto e ter bom comportamento. Já para aqueles que estão nos outros presídios, onde fazem a montagem e costuram os materiais esportivos, é necessário apenas ter bom comportamento e vontade de trabalhar.

Atualmente existem 380 presos distribuídos nos presídios de Glória (Preslen), Tobias Barreto (Premabas), São Cristóvão (Copemcan) e Feminino (Prefem) que recebem R$ 2,70 por bola costurada, além de outros 20 detentos trabalhando na fábrica de bolas no Peab, que recebem R$380,00 por mês. O dinheiro é depositado em contas pessoais dos presos abertas no Banco do Brasil. Um outro ponto importante para o apenado é que, a cada três dias trabalhados, um é diminuído de sua pena.

Estímulo

Com este programa, tanto os presos são beneficiados com a ocupação profissional, quanto há um estimulo à prática esportiva nas comunidades carentes. “Antes da distribuição das bolas, nós testamos a qualidade para ver se há alguma furada ou se o gomo rasgou o ponto. Caso seja percebido o defeito a bola é refeita, pois nos preocupamos que esse material realmente propicie qualidade aos beneficiados”, explicou o gerente de Produção, Ademir Cavalcante.

Para receber o benefício proporcionado pela secretaria, as instituições carentes que promovem atividades esportivas nas comunidades devem enviar um ofício solicitando as bolas ao gabinete do secretário Benedito Figueiredo. Já as escolas estaduais e municipais devem fazer a solicitação através do site do Ministério dos Esportes, que encaminhará o pedido à Sejuc.

Doações – Na última quinta-feira, 12, o Sejuc entregou 175 bolas para a prefeitura do município de Nossa Senhora do Socorro. O pedido foi feito pelo secretário do Esporte e Lazer do Município, Roberto Wagner Cruz, para subsidiar os Jogos Escolares da cidade. O evento, que teve sua abertura no último dia 13, segue até o dia 27 de novembro, com 31 escolas competindo em 8 modalidades. “Essa bolas vão servir para as competições e para o treinamento do esporte nas escolas do nosso município. Até o momento não tínhamos o material aqui e estas bolas chegaram em boa hora. O melhor foi perceber que o material é de ótima qualidade”, destacou Roberto Wagner.

Ao todo, foram distribuídas 50 bolas de vôlei, 50 de futsal, 50 de futebol de campo e 25 de handebol. “É muito importante essa doação  que contribui com o desenvolvimento do esporte e assim podemos difundir as modalidades esportivas. A partir daí, os professores vão poder desenvolver essas modalidades, já que nesse ano, por exemplo, não tivemos equipe de vôlei porque não tínhamos bola adequada para a prática”, frisou o coordenador de esporte e lazer do município, Wallace Adan.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.