[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda participou das comemorações do aniversário de 90 anos do ex-governador Seixas Dória na noite desta sexta-feira, 23, e anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva outorgará ao ex-governador a Ordem Nacional do Mérito, no grau de comendador. A Ordem Nacional do Mérito é a mais alta comenda da República Brasileira e foi concedida a personalidades como o maestro Heitor Villa-Lobos, o escritor Manuel Bandeira, o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer.

"Não é todo dia que a nação se reúne para louvar os méritos de um grande homem ainda em vida. E, hoje, não só Sergipe, mas o Brasil inteiro está reverenciando a biografia de homem público, o exemplo cívico e a coerência do cidadão João de Seixas Dória", afirmou o governador logo após a missa que iniciou a programação elaborada para a comemoração do aniversário de Seixas Dória.

"É um momento ímpar da nossa vida política, onde um sergipano volta novamente a ser destaque nacional e o Brasil inteiro reverencia nosso Estado pela qualidade dos nossos líderes", declarou Marcelo Déda, ao explicar que recebeu uma ligação do presidente Lula no início da noite, afirmando que havia assinado um decreto autorizando a homenagem a Seixas Dória. O decreto será publicado nesta segunda-feira, 26.

Ainda segundo o governador, o Governo do Estado providenciará os meios para que Seixas Dória, acompanhado de sua esposa, Mary Mesquita Dória, receba a homenagem no gabinete do presidente Lula, em Brasília. "Este será um grande orgulho para o Estado de Sergipe, pois esta homenagem traduz a gratidão e o reconhecimento do Brasil pela biografia e obra deste grande sergipano", afirmou Déda.

Homenagens

A comemoração do aniversário de 90 anos de Seixas Dória começou com uma missa na Catedral Metropolitana de Aracaju. O local ficou repleto de personalidades da sociedade sergipana e de autoridades nacionais. Estiveram presentes o ministro da Defesa, Waldir Pires, que representou o presidente da República, o ex-presidente da República e senador pelo Amapá José Sarney, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres de Britto, entre outras autoridades.

Após a missa, um jantar foi realizado na AABB, marcado pela emoção. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que era motivo de orgulho participar da comemoração. . "Para mim, é motivo de grande orgulho, pois cresci aprendendo os ideais de justiça e democracia com meu avô, Miguel Arraes, que ao seu lado sofreu na prisão em Fernando de Noronha, onde foram companheiros de cela, por acreditar na liberdade e a igualdade", declarou Campos.

O ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, já falecido, foi perseguido durante a ditadura militar e ficou preso junto com Seixas Dória na Ilha de Fernando de Noronha. Na festa, Eduardo Campos outorgou ao ex-governador a Ordem do Mérito dos Guararapes, a mais alta comenda do Estado de Pernambuco "Eu e minha mãe, a deputada federal Ana Arraes, que está aqui presente e, ainda adolescente os visitou na prisão, trouxemos o abraço de toda a nossa família para este grande homem", completou o governador pernambucano.

Logo em seguida, Marcelo Déda também fez uma homenagem a Seixas Dória, lhe entregando uma bandeja de prata com a inscrição "Na história do Brasil e de Sergipe, estão indelevelmente registrados os episódios de patriotismo, dignidade e coragem que marcam a biografia exemplar do governador João de Seixas Dória, a quem o Governo e o povo de Sergipe rendem homenagem nesta festa de afeto e civismo dos seus 90 anos". Segundo o governador, este foi o meio encontrado para eternizar a homenagem a esta personalidade que já possui todos os títulos honoríficos do Estado de Sergipe.

Fotos: Márcio Dantas/ASN

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.