Seinfra implanta disque denúncia no transporte intermunicipal
Os usuários do transporte intermunicipal já contam com o Disque Denúncia para reclamações. A Diretoria de Transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Ditransp) colocou à disposição dos usuários dois telefones, um com ligação gratuita 0800 284 0095 e um outro direto para a Ditransp, o 3246-5199. Adesivos com os dois números já estão fixados nos ônibus intermunicipais.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, ressalta que desde quando essa diretoria foi para a Seinfra, após a extinção da Setram, tem-se buscado melhorias para a população que precisa do sistema de transporte intermunicipal. “Esses dois números telefônicos estão possibilitando um contacto direto com os passageiros permitindo-lhes exigir seus direitos como também nos ajudando a melhorar o sistema trazendo denúncias, reclamações e sugestões”.
O diretor da Ditransp, Carlos Santana, declara que mesmo havendo o número, a quantidade de ligações é pouca, o que significa qualidade no serviço prestado. Segundo Santana, o posto de fiscalização agora tem a obrigação não somente de observar os horários dos ônibus como também verificar se os adesivos estão devidamente colados para evitar que em qualquer viagem o passageiro não tenha acesso à informação.
O fiscal do terminal Luiz Garcia, José Reis, informa que muita coisa mudou depois que a população teve conhecimento do disque denúncia. “Mudou muito, até porque o ônibus que não possuir o adesivo será advertido. E se continuar sem ele depois da advertência leva multa. Também é um modo de controlar o trabalho dos motoristas, que antigamente saíam atrasados e queriam tirar o tempo de atraso nas pistas. Hoje o passageiro pode ligar e reclamar se isso acontecer”, afirmou José Reis.
O trabalhador da Coopertalse, Antônio Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa. “Dá segurança ao passageiro, fiscaliza o trabalho do motorista e do cobrador. Mas também nunca ouvi uma pessoa dizendo que ia ligar, até porque a fiscalização já existe pela Cooperativa e pelo próprio Ditransp. O número é mais uma forma de assegurar os direitos do cidadão. Também estou achando que está muito bem divulgado nas portas dos ônibus porque assim não tem como uma pessoa não ver”.
O cobrador Luciclédio Barros fala que através do número os passageiros vão conhecer os direitos deles. “Tem coisas que não são responsabilidade nossa, como por exemplo, o carro ter ar condicionado”, disse.
A passageira Vilma Santos, que alega ter sido desrespeitada em alguns momentos,disse que após o disque denúncia a situação não é mais a mesma. “Como uso o passe livre, algumas vezes fui mal tratada quando ia descer, agora não sinto mais isso. É importante que as pessoas tenham consciência que podem exigir seus direitos, e como o número está sendo bem divulgado, ajuda à população”.
As viagens entre os 75 municípios cumprem sete rotas diferentes. Os usuários podem reclamar sobre excesso de velocidade, mau tratamento de motoristas e cobradores principalmente com idosos e deficientes físicos e desvio de itinerário. De acordo com dados da Diretoria de Transportes, são feitas diariamente cerca de 600 partidas de Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seinfra implanta disque denúncia no transporte intermunicipal – Foto: Mário Sousa/Seinfra