Seides reúne associações contempladas em edital de Arranjos Produtivos Locais
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do seu Departamento de Renda e Cidadania (DRC), realizou na manhã desta sexta-feira, 17, uma reunião com os representantes das 15 associações selecionadas no edital de Apoio a Projetos de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de baixa renda.
De acordo com Robson Cerqueira, coordenador de projetos do DRC, o encontro teve o objetivo realizar uma prestação de contas para as associações contempladas no edital. “Essa reunião serviu para explicarmos a metodologia de classificação e desclassificação dos projetos. É importante tratar essas informações com clareza para que não fiquem dúvidas em relação a idoneidade dos critérios escolhidos para aprovação das associações beneficiadas”, ressalta o coordenador.
O presidente da Associação Sergipana de Criadores de Caprinos e Ovinos, entidade contemplada no edital, Arnaldo Dantas, parabenizou a responsabilidade da equipe técnica que gerenciou o edital. “Isso demonstra transparência no trabalho realizado. Não posso deixar de agradecer a iniciativa do Governo do Estado, que realizou um grande esforço técnico e financeiro para beneficiar as pequenas associações do interior sergipano. Esse recurso servirá para a manutenção e execução dos nossos serviços”, relata Dantas.
Para o presidente da Associação Comunitária do Povoado Quirino, em Lagarto, Evandro da Silva, a satisfação em ser contemplado no edital não foi diferente. “É muito gratificante ter o meu projeto contemplado nesse edital. Valeu a pena ter nos esforçado, pois estamos vendo um resultado satisfatório. Foi um grande prazer participar dessa oportunidade”, destaca Evandro.
A secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, destaca a importância de potencializar os arranjos produtivos de Sergipe. “É papel do Estado estimular o desenvolvimento local, promovendo meios para o seu fortalecimento, a fim de gerar emprego e renda. Utilizem esse recurso com responsabilidade. Sabemos que com esse projeto fortaleceremos o trabalho de cada associação e, dessa forma, levamos mais cidadania para o interior de Sergipe “, ressalta.
APLs
APLs de Baixa Renda são atividades produtivas desenvolvidas coletivamente, cuja a produção caracteriza-se como de pequena escala e têm como principal fim reforçar a renda familiar, possui relevante interesse social e é dirigido para a melhoria da qualidade de vida de populações, a nível de pobreza. Os APLs em Sergipe são coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo.
O programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda pretende investir R$ 12 milhões para estruturar empreendimentos coletivos, fortalecer a política de arranjos produtivos e estimular o desenvolvimento local. Ainda de acordo com o coordenador do DRC, Robson Cerqueira, ao todo 75 projetos foram inscritos, mas apenas 15 contemplaram as exigências do edital.
“A Seides solicitou junto ao BNDES a extensão desse programa. Dessa forma, um novo edital poderá ser lançado em 2011 e aqueles que projetos que não foram aprovados desta vez, terão uma nova chance”, explica Robson. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES – Fundo Social). Cada entidade investiu R$ 6 milhões.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seides reúne associações contempladas em edital de Arranjos Produtivos Locais – Fotos: Edinah Mary/Seides