Seides recebe Movimento dos Trabalhadores Urbanos
A secretaria de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva recebeu nesta sexta-feira, 26, uma comissão de representantes do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu). Na pauta do encontro, a atualização de informações sobre a construção de unidades habitacionais.
Na ocasião, Maria Luci reuniu um grupo de profissionais da secretaria para que explicassem aos coordenadores do Motu o andamento dos processos de construção. Estavam presentes a diretora de Habitação da Seides, Andréa Galindo, a assessora jurídica Andréa Albuquerque e a coordenadora do setor de Comissão e Lictação, Sônia Oliveira. A representante da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), Sandra Medeiros, também participou do encontro.
“Em nenhum momento o Governo esqueceu o Motu. Temos um compromisso firmado com vocês e vamos cumprir. Para isso, é preciso respeitar os limites do Estado e entender que existem burocracias necessárias para o bom andamento do nosso trabalho. Mas estamos avançando. O processo de infraestrutura do conjunto habitacional 1º de Maio já foi licitado. Podemos considerar esse fato como mais um ganho para essa conquista”, frisa a secretária de Estado, Maria Luci.
Luci informa ainda que o Governo encontra-se em fechamento de exercício. Por esse motivo, as tramitações ficam estagnadas até o início do próximo ano. “É importante destacar que trabalhamos arduamente para agilizar os processos dos conjuntos habitacionais. Fomos até onde podíamos. Agora temos que esperar o início da nova gestão para que o trabalho seja continuado”, reforça.
De acordo com um dos coordenadores do movimento, Marcos Simões, as reuniões são importantes para que os integrantes do Motu tenham consciência dos avanços no processo de construção das casas. “Queremos informações sobre os trâmites burocráticos para a construção dos residenciais. Dessa forma, saímos com um conhecimento da situação atual e tentamos minimizar a ansiedade da nossa comunidade”, destaca Marcos.
Num convênio com a Cehop, a Seides vai construir em Nossa Senhora do Socorro 256 casas do conjunto habitacional 1º de maio e 216 do conjunto Professora Alaíde dos Santos. Além destas, deverão ser construídas ainda mais 126 casas dos residenciais Ana Patrícia I e II, no bairro Santa Maria.
Reconhecimento
Durante a reunião, a integrante da coordenação do Motu, Nubia Santana, diz reconhecer a assistência que a Seides tem prestado ao movimento. “A secretaria ofertou cursos profissionalizantes para o nosso povo e temos que agradecer muito por isso. Graças a essas aulas alguns jovens da nossa comunidade já estão ganhando o seu próprio dinheiro. Sabemos o momento de reconhecer o trabalho”, ressalta Nubia.
Cerca de 140 integrantes do Motu são beneficiados pela Seides com cursos profissionalizantes como corte-costura, bolos e tortas, manicura entre outros. As oficinas acontecem através de um contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seides recebe Movimento dos Trabalhadores Urbanos – O coordenador do Motu
- Marcos Simões