[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, 6, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) promove dois eventos que vão contar com a presença de secretários nacionais. O primeiro será a quarta rodada do 1º Seminário dos Produtores de Leite de Sergipe, que acontece às 9h, na Escola Estadual José Carvalho, em Tobias Barreto, e que vai contar com a presença do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano.

O segundo evento será o lançamento do II Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheresn e do documentário ‘Mulheres Sergipanas’, produzido pela Seides, que acontece às 11h, na Escola do Legislativo, na Praça Fausto Cardoso. Para o evento, está confirmada a presença da ministra-adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Teresa Cristina Nascimento Sousa.

Seminário do Leite

É a primeira vez que um encontro deste tipo acontece, reunindo os pequenos produtores que participam do PAA-Leite para avaliar e discutir o programa. Eles foram divididos em cinco territórios e os encontros acontecem em cidades-sedes, reunindo produtores de cidades circunvizinhas.

O primeiro aconteceu no dia 20 de fevereiro, em Poço Redondo, o segundo no dia 22 de fevereiro, em Nossa Senhora da Glória, e o terceiro, no dia 26 do mesmo mês, em Japoatã. A quarta rodada do seminário acontece na cidade de Tobias Barreto nesta quinta-feira, com a participação de 181 produtores das cidades de Tobias Barreto e Poço Verde. A última rodada vai acontecer no próximo dia 12 de março, na cidade de Frei Paulo.

Segundo a chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, Mirsa Leite, o secretário Onaur Ruano vem a Sergipe para acompanhar o seminário sobre o Programa do Leite e ouvir as propostas dos produtores, tendo em vista que esse é um programa muito importante dentro da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

"Nós passamos para ele a ação que está sendo desenvolvida dentro de região. Agora, ele vem acompanhar essa atividade com os produtores, além de discutir a implementação dos tanques de resfriamento, mais uma ação que visa potencializar o Programa do Leite dentro do Estado de Sergipe", afirmou Mirsa.

Ainda segundo Mirsa, a avaliação desses seminários tem sido bastante positiva. "Nesses encontros, nós nos propomos, juntamente com a Emdagro [Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe], a buscar um plano de trabalho para executar algumas ações que aperfeiçoem o processo de produção do leite, beneficiando o pequeno produtor", disse.

Mulheres

No fim da manhã, será a vez da ministra-adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Teresa Cristina Nascimento Sousa, lançar, na Escola do Legislativo, o II Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres.  O Plano, que foi aprovado durante a 2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em agosto do ano passado, será lançado nacionalmente no dia 7 de Março.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Seides, Neuza Malheiros, falou sobre as inovações deste Plano em relação ao anterior. "O primeiro plano era baseado em quatro eixos principais: saúde, enfretamento à violência, autonomia da mulher no trabalho e a educação. Agora, nós teremos o incremento de outros eixos estratégicos nesse segundo plano, como a comunicação e o meio ambiente, além de uma articulação melhor dos eixos já existentes", disse Neuza.

Segundo a coordenadora, o objetivo do Plano Nacional é dar um foco para a atuação dos mecanismos governamentais de políticas para as mulheres nos diferentes Estados, consolidando essa política.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.