[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) iniciou nesta terça-feira, 25, a capacitação de 150 famílias de piscicultores sergipanos dentro do programa de qualificação profissional ‘Novos Rumos’, desenvolvido pelo Governo de Sergipe.

A primeira capacitação está sendo realizada no povoado Aningas, em Pirambu, e conta com a participação de 50 alunos. Durante a manhã, o evento contou com a participação da secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva. As capacitações continuam nesta e na próxima semana também com famílias dos municípios de Ilha das flores, Santana do São Francisco e Telha.

“Aproveitem essa oportunidade para que possam progredir de forma coletiva e com união. Com o Governo Lula, o Brasil começou a desenhar oportunidades de crescimento para a população menos favorecida economicamente. No Governo Dilma, esse trabalho está sendo ampliado. Os técnicos da Seides estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possam surgir durante o curso”, destacou Maria Luci.

O coordenador do projeto, Robson Cerqueira, pontuou o trabalho coletivo como forma de prosperidade. “É preciso trabalhar em conjunto para que seja possível buscar uma renda justa e igualitária para os alunos. Antes de partimos para o trabalho com o pescado, vamos destacar a importância do associativismo e cooperativismo na vida daqueles que pretendem crescer profissionalmente”, disse.

O secretário de Agricultura de Pirambu, Silveira Dantas Ribeiro, agradeceu pela oportunidade de receber o curso no município. “Hoje é um dia muito importante para todos os alunos que participam do curso. O município de Pirambu só tem a agradecer pela oportunidade que o Estado está dando a população da cidade. Torcemos para que os alunos sejam muito felizes com o aprendizado e que possam viver do seu próprio trabalho”.

Entusiasmo

O pescador Laércio dos Santos, morador do povoado Alagamar, em Pirambu disse estar disposto a participar ativamente do curso. “Essa será uma oportunidade que vou ter para aumentar o meu conhecimento em pesca. Já sou pescador há mais de 10 anos, mas nunca tive a chance de aprender mais técnicas sobre a minha profissão. Com esse curso vou ficar mais qualificado”, afirmou.

A agricultora Luciene Lisboa, de 32 anos, moradora do povoada Aningas, relatou a satisfação em participar da capacitação. “Tenho um tio que tem dois viveiros de peixes abandonados. Resolvi fazer o curso para poder tomar conta dos viveiros e ter mais conhecimento para a minha vida”.

Cada capacitação terá duração de oito horas por dia e será dividida em dois módulos: associativismo e cooperativismo, com ênfase na cultura da cooperação, participação, gestão empreendedora das organizações coletivas e outros temas.

Novos Rumos

O programa sergipano de qualificação profissional ‘novos rumos’ resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do cadastro único (cadúnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho ou aperfeiçoar-se na sua área de atuação. O programa vai beneficiar inicialmente mais de três mil pessoas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.