[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, participou nesta segunda-feira, 28, do lançamento do Programa de Apoio ao Estudo (PAE). O projeto é uma iniciativa do Ministério Público Estadual em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Educação (Seed), e foi lançado no auditório do MPE.

O programa tem o objetivo de estimular os alunos da rede pública de ensino a aprimorar seus conhecimentos acadêmicos, tendo em vista que poderão ser selecionados para o exercício de atividade de estágio ou profissional junto a entidades públicas e privadas.

A Seides tem o papel de intermediar o contato com o setor público e privado para conseguir as vagas de emprego e qualificação profissional para os jovens. Nesse sentido, a secretária Eliane Aquino conseguiu o apoio do Sistema ‘S’ e de empresários do estado para o programa.

O Procurador-Geral de Justiça, Orlando Rochadel Moreira, ressaltou a importância da ação. “Esse evento marca o momento de democracia social em que conclamamos toda a sociedade e empresariado sergipano para abraçar esse projeto e, dessa forma, nos ajudem a mudar o destino dos jovens que precisam de uma oportunidade para transformar sua vida e de suas famílias”.

Rochadel destacou ainda que tem orgulho do empresariado sergipano, que começou a apoiar o projeto. A secretária Eliane Aquino, que negociou a adesão do Sistema ‘S’ à iniciativa, informou que o Sesc e Senac vão apoiar o PAE disponibilizando vagas de qualificação profissional para os jovens selecionados.

Eliane destacou que o projeto garante o direito à cidadania para os jovens do estado. “O PAE é fundamental para auxiliar o jovem de baixa renda a ser inserido no mercado de trabalho, através do apoio de empresários e de iniciativas públicas e privadas. Estamos realizando um trabalho conjunto, unindo esforços entre o Poder Judiciário, Estado, empresários e contamos também com o apoio da sociedade para abrirmos espaço para integração dos jovens na qualificação e no emprego”.

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, também parceiro do programa, parabenizou o MP pela iniciativa. “O MP é muito importante para o desenvolvimento das ações da Seed e é perceptível o interesse dos empresários pela adesão do projeto. O trabalho da Seed vai muito além de reformas e ampliação de escolas. Também é uma grande preocupação nossa, inserir esses jovens no mercado trabalho”.

A estudante Kathlee Silva, 15 anos, aluna do 1º ano do Colégio Vitória de Santa Maria, salientou que está muita feliz em saber que poderá ter mais uma oportunidade de se qualificar profissionalmente. “Vou estudar ainda mais para ter oportunidade de participar do PAE e, quem sabe, até ser selecionada para um estágio. Esse projeto vai ser muito bom para nós que somos alunos de escolas públicas”.

Metodologia

O PAE será dividido nas modalidades estágio e emprego. No segmento de estagiários serão selecionados, anualmente, 60% dos melhores alunos com média igual ou superior a 7,0 e 40% dos alunos com baixa renda familiar. A Seed, através da Diretoria de Educação de Aracaju, realizará o processo de seleção.

Na modalidade emprego também serão selecionados anualmente os alunos da rede pública estadual de ensino médio. Cada escola, através do seu corpo docente, fará a seleção de candidatos nos termos de edital publicado no site da Seed.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.