[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), iniciou nesta quarta-feira, 10, mais uma etapa de capacitação dos agricultores que integram o projeto Cultivando o Sertão do São Francisco. Essa é ultima etapa dos cursos de capacitação dos agricultores. O evento aconteceu no município de Porto da Folha.

Agricultores de Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Poço Redondo e Porto da Folha receberam aulas de comercialização e planejamento da produção. “Demonstramos os mercados institucionais que existem como  o Programa de Aquisição de Alimentos, PNAE, Conab para que eles possam estar se inserindo, inclusive no projeto da feira do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que em Aracaju é executado pela Seides. Nesse momento eles aprendem a  planejar a produção para atender os mercados”, explicou a engenheira Agrônoma de Sergipe, Paula Yaguiu.

O consultor do Sebrae, José Ramalho, repassou aos agricultores conhecimentos sobre como os produtos devem ser tratados em cada mercado. “Existe uma logística de apresentação dos produtos para cada mercado em que o agricultor deve se inserir. Os agricultores devem entender que tudo tem custo de logística de embalagem, de serviço de produção. Durante o curso vão aprender esses detalhes importantes para a comercialização”.

Ainda de acordo com Paula Yaguiu, até o final do ano serão entregues mais 25 kits para novos beneficiários e será iniciada uma nova etapa do projeto. A nova integrante do projeto Pais, a agricultora Lucineide Soares, moradora do assentamento Florestan Fernandes, em Canindé de São Francisco, disse estar muito entusiasmada com o novo aprendizado.

“Esse é a primeira vez que participo de um projeto tão importante que vai trazer tantos benefícios para minha família. Nunca coloco veneno na minha horta, por isso fiz questão de participar do Pais. Tenho vizinhos que já participam do projeto e ganham um dinheirinho na feira. Já estão colhendo o que plantou. Com fé em Deus eu serei a próxima”, ressaltou Lucineide.

Para Edjane Souza, de 31 anos, moradora de Canindé de São Francisco, o projeto será fundamental para educar os seis filhos sobre a importância de não usara agrotóxicos. “Sempre procuro alimentar meus filho com frutas e verduras livres de venenos. Não coloca nenhum veneno no que planto. Agora será ainda melhor, já que o projeto vai me passar muitas dicas sobre a produção agroecológica. Só tenho que agradecer por ter sido inserida no projeto”.

PAIS

O projeto ‘Cultivando o Sertão do São Francisco’, funciona com a tecnologia de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Ele eleva a qualidade de vida das famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, difundindo a agroecologia e proporcionando geração de renda e o acesso a hábitos alimentares saudáveis, além do desenvolvimento sustentável das regiões onde funciona.

A construção das unidades PAIS é realizada através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de convênios firmados com os governos estaduais. Cada unidade atende uma família, escolhida por uma comissão formada pelas equipes técnicas dos estados, dos municípios e dos Territórios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads).

Além disso, o projeto reforça a política estadual de segurança alimentar e nutricional e combate métodos nocivos e plantio, que envolvem a utilização de agrotóxicos. Em Sergipe, até o momento, são atendidos 45 beneficiários de nove cidades já assistidas pelo projeto com unidades de plantio agroecológico.

O programa faz parte do plano Sergipe Mais Justo, lançado pelo Governo de Sergipe e alinhado à estratégia federal traçada no plano Brasil Sem Miséria. O plano fortalece as políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para beneficiar, prioritariamente, a população sergipana que vive em situação de extrema pobreza, afastando a miséria e levando a igualdade a todos os lares de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.