Seides e Conselho estudam modernização de centrais de abastecimento do PAA
Na busca pelo fortalecimento da política de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado de Sergipe, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) se reuniu nesta quarta-feira, 11, com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean/SE) com o objetivo de apresentar proposta de melhorias para as centrais de recebimento e distribuição de alimentos nos municípios que aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Seides.
De acordo com a Assessora do Gabinete da Seides, Rosane Cunha, a proposta apresentada pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides atende ao edital lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) cujo objeto principal é a modernização das centrais de abastecimento. “Com uma melhor adequação dessas centrais de abastecimento haverá uma qualificação dos serviços, proporcionando melhores condições de armazenamento, conservação e distribuição dos alimentos provenientes da agricultura familiar, por isso estamos compartilhando o projeto para que o conselho agregue sugestões e possamos então encaminhar uma proposta possível de ser aprovada”, afirma.
A apresentação foi feita pela técnica da Seides, Leila Magalhães, que explicou as condições impostas pelo edital para apoio às propostas inscritas. Na ocasião, ela também compartilhou com os presentes a justificativa, as ações previstas e os métodos de acompanhamento do projeto, que visa contemplar os municípios Estância, Itaporanga D’Ajuda, Moita Bonita, Poço Redondo, Umbaúba, Monte Alegre, Muribeca, Pedra Mole, Propriá, Santa Luzia do Itanhy e São Cristóvão.
Para o presidente do Consean/SE, Gil Marcos dos Santos Carvalho, a iniciativa da Seides irá contribuir bastante com a busca pela garantia do direito a uma alimentação de qualidade. “Além de melhorar um dos equipamentos de segurança alimentar em si, que são os centros de abastecimento, o projeto proposto pela Secretaria de Inclusão Social irá fortalecer a política de segurança alimentar como um todo, proporcionando melhores condições de acesso a uma alimentação adequada”.
A reunião também discutiu os papéis e atribuições dos integrantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e os encaminhamentos iniciais para a Conferência de Segurança Alimentar. Estiveram presentes no encontro representantes da Universidade Federal de Sergipe, Associação Quilombola, Associação da Mulher, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Emdagro, Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Associação Mão no Arado de Sergipe (Amase), Pastoral da Criança e Secretaria de Estado da Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Seides e Conselho estudam modernização de centrais de abastecimento do PAA – Fotos: Ascom/Seides