Seides capacita profissionais dos Creas sobre acompanhamento familiar
A equipe do departamento de Assistência Social da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seides), realizou nesta segunda-feira, 18, uma oficina com técnicos dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), para capacitá-los sobre como proceder em casos de famílias em situação de violação, inclusive as do Programa Bolsa Família (PBF).
De acordo com a assistente social da Seides e técnica do Bolsa Família, Odailde Ferreira, durante o encontro também foram repassadas informações sobre o preenchimento do Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (Sicon). “Mostramos como preencher a ferramenta disponível pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para o acompanhamento das famílias em descumprimento do PBF”, explicou Odailde.
O assistente social do Creas de Tobias Barreto, Jonathan Rabelo, destacou a relevância de participar de capacitações voltadas para sua área. “Esses encontros são fundamentais para esclarecermos dúvidas e distinguir as ações executadas pelos Cras e pelos Creas, principalmente sobre a violação dos direitos, tema central dessa reunião de hoje”.
Na ocasião, Odailde informou dados encontrados no relatório mensal de acompanhamento do MDS sobre o total de famílias acompanhadas em 2011 nos Creas, chegando a 4616 atendimentos. Sergipe conta com 36 Creas em 33 municípios.
Sicon
O Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (Sicon), permite a gestores e técnicos responsáveis pelo acompanhamento das condicionalidades nos estados e municípios executar ações como consultar famílias com descumprimentos das condicionalidades; registrar e alterar recurso para o descumprimento quando ocorrerem erros, falhas ou problemas que ocasionem repercussão indevida; deferir ou indeferir um recurso cadastrado e registrar informações sobre o acompanhamento das famílias que tiveram descumprimento de condicionalidades.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seides capacita profissionais dos Creas sobre acompanhamento familiar – Fotos: Ascom/Renascer