Seides capacita 2ª turma no Sistema de Informação para Infância e a Adolescência
Começou, na manhã desta segunda-feira, 25, e vai até o próximo dia 28, a capacitação da segunda turma de conselheiros tutelares sergipanos no Sistema de Informação para Infância e a Adolescência (SIPIA). O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. O SIPIA é um mecanismo que foi criado em 1997, dentro do Plano Nacional da Política de Direitos Humanos e visa gerar informações com finalidade de subsidiar a adoção de decisões governamentais sobre políticas para crianças e adolescentes.
"No ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 18, nada mais propício do que capacitar essas pessoas que estão em contato direto com a comunidade, garantindo a manutenção dos direitos das crianças e adolescentes no nosso Estado", afirmou a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes.
Participam dessa segunda turma, 125 conselheiros tutelares de diversos municípios sergipanos. Ao final do curso, a Secretaria da Inclusão terá capacitado um total de 250 conselheiros de 50 municípios. Para realizar o curso, foi convidado Ananias Cruz, coordenador do SIPIA do Piauí, Estado de referência na aplicação do sistema. Na avaliação de Ananias, a expectativa é que, a exemplo da primeira turma, a segunda tenha um bom aproveitamento.
Nós avaliamos que o curso que foi ministrado com a primeira turma foi proveitoso em relação à compreensão do ECA e do SIPIA, que são atribuições dos conselheiros tutelares. Esperamos que essa segunda turma tenha o mesmo aproveitamento que teve a primeira, para que nós possamos cada vez mais compreender a dinâmica do ECA, fazendo com que nossas ações sejam mais qualificadas destacou.
Pioneirismo
Muitos dos conselheiros que fazem parte dessa segunda turma de capacitação destacaram o pioneirismo da Seides quanto à realização desse curso nos moldes em que foi formatado, como é o caso de Edilson Santana, conselheiro tutelar na cidade de Neópolis. Esse tipo de capacitação é muito importante e inédita em nosso Estado. Já houve algumas tentativas de capacitação do SIPIA, mas não de uma forma tão abrangente quanto essa, com quatro dias de curso, informou.
Segundo a conselheira Conceição Jeane Magalhães, do 1º Distrito de Aracaju, essa capacitação é algo novo. Eu já estou entrando em meu segundo mandato e, nesse período, já tivemos várias capacitações, mas essa é a primeira que tenho em relação ao SIPIA, que é um sistema de extrema importância para nos ajudar como proceder em determinadas situações, concluiu Conceição.
Presente à abertura do evento, a secretária da Inclusão Social, Ana Lucia Vieira Menezes, também refletiu com os participantes sobre a importância de assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. Para que o conselheiro exerça o papel que tem que exercer, não é só dominar o ECA, decorando a legislação, mas é saber quem é essa criança, quem é esse adolescente, por que ele está nessa condição e aonde queremos chegar, ressaltou Ana Lúcia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Seides capacita 2ª turma no Sistema de Informação para Infância e a Adolescência – Foto: Edinah Mary/ Seides