Seguro contra seca tem adesão de mais de 20 mil agricultores
Cerca de 22 mil agricultores familiares do semi-árido já aderiram ao Programa Garantia-Safra neste ano de 2008, em Sergipe. O dado foi divulgado foi divulgado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Segundo o diretor-presidente da empresa, Jefferson Feitoza, o total de agricultores participantes já ultrapassa a meta estabelecida pelo Programa Territórios da Cidadania para este ano, que era de 20 mil agricultores.
Para Jefferson os dados são animadores. "Mais do que números, este resultado significa que o semi-árido sergipano começa a ter uma política pública cada vez mais consolidada de convivência com a realidade regional, no que diz respeito a uma forma específica de seguro para a estiagem", avaliou Feitoza.
O presidente também enfatizou a importância da parceria estabelecida pela Secretaria de Estado da Agricultura, através da Emdagro, com as Prefeituras Municipais, Sindicatos Rurais, Conselhos Municipais e Colegiados Territoriais. "O resultado alcançado deve-se ao envolvimento dos diversos atores sociais dos territórios e do empenho dos técnicos da Emdagro, órgão responsável pela emissão da Declaração de Aptidão do Produtor. A declaração é documento indispensável para o cadastramento do agricultor no Programa Garantia Safra."
Garantia-Safra
O Programa Garantia-Safra é um seguro de renda para os agricultores familiares que vivem em municípios do semi-árido, onde é registrada perda de pelo menos 50% da produção esperada por causa da seca. A ação faz parte de um conjunto de estratégias para amenizar o problema da seca na região.
Os agricultores precisam aderir ao programa para receber o benefício no valor de R$ 550, pagos em cinco parcelas de R$ 110. Para participar do Garantia-Safra é preciso ser agricultor familiar nos moldes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ter renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio e cultivar área não irrigada entre 0,6 e 10 hectares das culturas cobertas pelo seguro: arroz, algodão, feijão, mandioca e milho.
Fundo Garantia-Safra
Os recursos para o seguro provêm de um Fundo comum, constituído por municípios, estados, União e os próprios agricultores. Entretanto, só são beneficiários os estados, municípios e agricultores que, antes da safra, optaram por aderir ao Programa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]