Segundo edital de Obras Literárias será lançado em 2012
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está prestes a concretizar mais uma ação de incentivo na área da produção literária em Sergipe com o 2º Edital de Obras Literárias, que será lançado nesse ano. O edital tem como objetivo apoiar o lançamento e publicação de livros em diversas áreas como Poesia, Conto, Crônica, Literatura Infanto-Juvenil e Ensaios.
As discussões para a elaboração da segunda edição tiveram início na manhã desta quinta-feira,19, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED). Diversos segmentos envolvidos no projeto estiveram presentes para a formulação de um documento que venha a contemplar de forma cada vez mais democrática os anseios dos autores sergipanos.
“O processo de elaboração do primeiro Edital de Obras Literárias foi mais fechado, com a participação apenas dos parceiros envolvidos na realização, como a Segrase e o Banese. Mas a Secult está avançando cada vez mais nesse diálogo com os agentes culturais e, por isso, resolvemos para esse ano fazer um tipo de consulta aos segmentos envolvidos com literatura no estado, para que possamos elaborar um edital de acordo com os anseios das pessoas que fazem parte do setor”, explica o secretário adjunto, Marcelo Rangel.
Estiveram presentes na reunião, além do representante da Secult, representantes do Comitê Sergipano do Proler, membros do Fórum Permanente do Livro, Leitura e Literatura, do Conselho Estadual de Cultura, da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) e do Banese.
Para o coordenador do Plano Estadual do Livro e Leitura, Ricardo Nascimento Abreu, o objetivo é que as partes envolvidas nesta cadeia possam dar sugestões ou ratificar a proposta de elaboração deste segundo edital. “Essa discussão é fundamental porque é uma tentativa de aperfeiçoar a versão anterior para tornar o edital mais atrativo e acessível para aqueles que compõem a cadeia criativa do livro”, destaca.
Primeiro edital
No ano passado, 40 obras concorreram ao primeiro Edital de Obras Literárias, promovido pela Secult. Para 2012, a expectativa é que esse número cresça significativamente. Na primeira edição, o edital contemplou cinco escritores com a publicação de suas obras. A concretização deste sonho se dará no próximo dia 7 de fevereiro, às 20h, no Museu da Gente Sergipana, quando os livros serão lançados.
As obras publicadas são: ‘Caderno de Exercícios’ de Ivilmar Gonçalves, vencedor da categoria Poesia – Prêmio Santo Souza; ‘Laura’’, de Ronaldo de Lima, na categoria Infanto-Juvenil; ‘Minha querida Aracaju aflita’, de Zeca Olho Grande, na Categoria Crônicas; ‘Lemniscata’ de José da Silva Ribeiro Neto, na categoria Romance e ‘Terra Xocó: um espaço com expressão de um povo’, de Francisco Alves, na Categoria Técnico-Científica.
O Edital é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), através da Editora Diário Oficial.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Segundo edital de Obras Literárias será lançado em 2012 – Foto: Ascom/Secult