[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais de 200 pessoas compareceram ontem à noite na Escola Municipal Prof. Florentino Menezes, no povoado Areia Branca, Zona de Expansão, onde foi realizada a segunda plenária do Orçamento Participativo de 2006. Na reunião, além de reivindicarem melhorias, os participantes reconheceram também o trabalho da Prefeitura de Aracaju na reforma das unidades de saúde daquela região – Santa Terezinha e Niceu Dantas -, além da própria escola Florentino Menezes.

Organizadas pela Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp), as plenárias têm o objetivo de discutir as prioridades, eleger os delegados de cada região e levar à população o conhecimento acerca das ações realizadas pela administração do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda. Até o dia 29 de março todos os bairros já terão sido palco das reuniões que visam discutir melhorias paras as comunidades.

A participação da população e a quantidade de pessoas presentes corresponderam às expectativas da Sepp. Segundo o secretário Rômulo Rodrigues, cada secretaria municipal enviou um representante para a plenária. “Todas as questões pendentes foram debatidas e a plenária atingiu a meta esperada”, disse.

Foram eleitos sete delegados e sete suplentes na plenária de ontem, quando também foram definidos os três concorrentes a prefeito mirim. De acordo com Rômulo Rodrigues, a reunião transcorreu com muita tranqüilidade, assim como aconteceu no bairro Santa Maria na noite anterior. “Percebemos um nível elevado de compreensão dos participantes, que sempre destacam as ações da prefeitura ao mesmo tempo em que solicitam obras para suas comunidades”, afirmou.

A Zona de Expansão é constituída pelas áreas que compreendem o Robalo, Areia Branca, São José e o Mosqueiro, tendo início a partir da avenida Melício Machado. As prioridades desejadas pelos moradores englobam ações de saneamento básico, pavimentação, construção de áreas de lazer e creche. Hoje, dia 2, é a vez do bairro Atalaia ser o alvo da plenária, mais especificamente na Escola Municipal Anísio Teixeira.

“Notamos que a população daquela região necessita de mais plenárias justamente por ser uma área muito grande. Além disso, tem que se tomar cuidados porque é uma região de interfaces entre a zona rural e a urbana. Por isso pretendemos dividir em três plenárias dentro da Zona de Expansão na próxima oportunidade para poder atender melhor os moradores que precisam se deslocar de grandes distâncias”, comentou Rômulo Rodrigues.

O secretário destacou ainda que a metodologia dos trabalhos em grupo antes das plenárias tem se revelado com uma produtividade muito grande, até porque os grupos estão ganhando um poder bem próximo do deliberativo. “Tudo isso é resultado de um esforço coletivo da equipe da Sepp, mesmo com um contingente reduzido de pessoal”, concluiu Rômulo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.