[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Espaço Balaio Cultural, na Orla de Atalaia, recebeu no último sábado, dia 1, a segunda eliminatória do II Alumiar – Festival de Novas Composições de Forró. Os três selecionados na noite foram a banda ‘Fogo no Beco’, com a música ‘Na Bula do Tango’,  o músico Beto Carvalho, com ‘Brasil Poeta’ e Antenor Nunes com ‘Como é bonito amanhecer o dia’.

O Alumiar, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) é o espaço para jovens músicos apresentarem canções de forró inéditas para o público sergipano. O nível dos participantes deste ano tem impressionado os jurados, a exemplo do músico Júlio Andrade.

“Os participantes dessa segunda noite do festival, principalmente, trouxeram músicas muito originais em termos de arranjos e das letras. Gostei muito do que vi, a exemplo de músicos que se dedicam a outros estilos musicais, mas que vieram aqui e mostraram que também sabem fazer forró. Esse espaço é exatamente para isso, para inovar”, destacou o músico.

Para o jurado Ivo Adnil, o que mais chamou a atenção foi ver diversas linguagens interagindo no palco. “Teve candidato que levou o teatro para o placo. Achei isso muito bacana”, ressaltou. Além disso, Ivo fez questão de enfatizar que o nível das letras está muito bom, pois, segundo ele, “foge do pejorativo e das palavras dúbias para dar lugar ao que há de melhor na nossa cultura”.
A última seletiva do Alumiar prossegue no próximo sábado, dia 8, a partir das 20h, no Balaio Cultural. Até agora,

além dos selecionados da última eliminatória, compõem o quadro de finalistas os músicos Heitor Mendonça, com a música ‘Forró dos Vagalumes’, a banda Balança Eu, com a música ‘Açuçena’ e o grupo Bondenós, com a música ‘Bonito’. A grande final acontece no dia 15 de dezembro.

O Festival

O Alumiar é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da ‘Palco Music Store’ e Fundação Aperipê. Segundo o coordenador de música da Secult, Edézio Aragão, o festival é, antes de tudo, uma vitrine para os artistas sergipanos.

“Esse é um espaço muito importante para os artistas mostrarem seus trabalhos, para fazer intercâmbio com outros músicos e, além disso, fazer parte de um evento como esse, conta muito no currículo de qualquer um”, afirmou Aragão.

Abaixo segue a lista com os participantes da próxima eliminatória.

Forró Maturi (Música: Zé de Gabriela)
Carlos Moreno (Música: O Fole Me Disse)
Rodrigo Peninha (Música: Balaio de Fulô)
Glaubert do Acordeon (Música: Dominguinhos no Forró)
Muskito (Música: Lembrando Gonzaga)
Maria Antônia Santos Moura (Música: Roça, Roça)
Caçula do Forró (Música: Tá Ruim, Mas Tá Bom)
Alberto Silveira (Música: 294 Passos)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.