Segunda etapa do Projeto Recriando Caminhos terá início hoje
O curso é destinado aos profissionais que já atuam com educação complementar e tem a finalidade de capacitá-los de forma mais efetiva ao trabalho desenvolvido com a criança e o adolescente. “Nosso objetivo é que todos os educadores aumentem sua consciência de trabalhar os direitos determinados pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente”, explicou a coordenadora de projetos da Missão Criança, Maria Luci Silva. O programa de qualificação será ministrado hoje, das 08h30 às 12 horas, e nos dias 10 e 11, das 08h30 às 12h e das 14h30 às 18 horas.
Os participantes do 1o Curso de Formação Continuada terão a oportunidade de discutir temas como a relação Educador – Educando, Estatuto da Criança e do Adolescente, a articulação da Semed com as instituições que participam do programa Recriando Caminhos e as observações das experiências adquiridas com a realização da primeira etapa do projeto. O encontro contará ainda com a presença de educadores da Semasc – Secretaria Municipal de Assistência, Promoção Social e Combate à Pobreza -, que trabalham com crianças e adolescentes em situação de rua.
Recriando Caminhos
Coordenado pela Ong Missão Criança e patrocinado pelo Unicef – Fundo das Nações Unidas para Infância – e pela Torre Empreendimentos, o projeto Recriando Caminhos, além da PMA, é desenvolvido pelo Oratório de Bebé, Instituto Menino Jesus e Casa Bom Pastor. A bem-sucedida experiência observada em sua primeira etapa, realizada de outubro de 2002 a janeiro deste ano, e que prestou assistência a 400 crianças e adolescentes, motivou a ampliação do projeto. A partir de maio deste ano, o Recriando Caminhos passa a atender 500 crianças com idade de 7 a 17 anos.
Segundo a coordenadora de projetos, para que o número de crianças e adolescentes assistidos sofra um acréscimo, se faz necessária a adesão de outros parceiros. “As empresas precisam se conscientizar cada vez mais de sua responsabilidade social”, afirmou.
O objetivo primordial do projeto Recriando Caminhos é garantir a crianças e adolescentes a possibilidade de praticar atividades que contribuam para a sua formação cultural e para o desenvolvimento de suas potencialidades. Nesse sentido, as ações são executas de forma a ampliar a capacidade de análise, reflexão e crítica dos assistidos pelo projeto, mostrando a importância da cooperação na vida social.[/vc_column_text][/vc_column]
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