[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A edição do Programa Sergipe de Todos em São Cristóvão, no dia 30 de abril, marca o início de um trabalho integrado de educação econômico-ambiental entre a Secretaria de Estado da Fazenda e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos recursos Hídricos (Semarh) através do desenvolvimento de atividades de conscientização e cidadania.

Segundo o gerente do Programa de Educação Fiscal da Sefaz, o auditor Antônio Fernando Silva Alves, a integração com a Semarh é fruto do entendimento da necessidade de promover ações multidisciplinares cujo foco seja o cidadão, ampliando as perspectivas de formação do caráter do jovem quanto às responsabilidades sociais. “Temos o Concurso de Cartazes de Educação Fiscal e a Roda da Cidadania inseridos na programação de atividades no ‘Sergipe de Todos’. E agora estamos ampliando nossas ações por meio de um trabalho de destaque da Secretaria do Meio Ambiente que é a Gincana Socioambiental”, disse.

Com a parceria, uma das tarefas da Gincana Socioambiental passa a ser a arrecadação de notas fiscais como fator de conscientização para a exigência deste documento no momento de comprar uma mercadoria ou prestação de serviço. A intenção é conscientizar as pessoas sobre os direitos do cidadão e um deles é o de receber a nota fiscal no momento da compra. “Muitas pessoas não dão o valor ao gesto de exigir a nota fiscal, mas com esta tarefa na gincana queremos preparar estes alunos para serem disseminadores da importância do ato de cobrar sempre a nota ou o cupom fiscal”, informou o gerente de Educação Fiscal. 

Parceria com secretarias municipais de Educação

A Subgerência Geral de Educação Fiscal da Sefaz encerrou agora há pouco o ciclo de palestras nas escolas São Cristóvão e Araceli Rodrigues Correia, mobilizando exatos 575 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, além de professores e diretores das escolas. As palestras marcam a primeira atividade do Concurso de Cartazes de Educação Fiscal, atividade da Sefaz inserida na programação do ‘Sergipe de Todos’.

Com a realização das palestras sobre o tema Importância do Imposto, os estudantes passam a trabalhar em sala de aula na criação de cartazes que expressem o entendimento de cada um sobre a cidadania fiscal e a importância dos impostos. Os trabalhos produzidos serão avaliados por uma comissão no próximo dia 13 e os melhores cartazes serão classificados para a exposição que acontece no dia 16, no estande da Secretaria da Fazenda.

Apoio do Banese

O Concurso de Cartazes de Educação Fiscal é um trabalho educativo desenvolvido pela Sefaz com o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Como incentivo na promoção da ideia, o Banese oferece uma premiação aos melhores trabalhos de cada uma das unidades educacionais envolvidas. Para os três primeiros colocados o Banese premia com uma caderneta de poupança no valor de R$ 150,00 (o primeiro colocado) e R$ 100,00 para o segundo e também para o terceiro melhor cartaz. O 4º e o 5º colocado de cada escola recebe um kit escolar contendo caderno de oito matérias, caderno pequeno, corretivo, estojo com caneta, lápis e borracha, régua e jogo educativo. Os professores-orientadores dos alunos classificados nas três primeiras colocações de cada escola também recebem como prêmio cadernetas de poupança do Banese nos mesmos valores que os alunos premiados.

O apoio do Banco do Estado de Sergipe é parte importante no trabalho desenvolvido pela Sefaz na construção de uma consciência cidadã e incentivo aos estudos. O objetivo é o de despertar este público para a cidadania fiscal com a conscientização da importância da função socioeconômica dos tributos, além de despertar para o acompanhamento e discussão sobre a aplicação destes recursos no município onde estes estudantes estão inseridos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.