Seel realiza curso de capacitação de professores do programa Segundo Tempo
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Esporte e do Lazer (Seel), iniciou na última quinta-feira, 7, no hotel Dioro, em Barra dos Coqueiros, o curso de capacitação dos professores do programa Segundo Tempo de Sergipe. O curso é realizado em parceria entre Ministério do Esporte e Governo do Estado. No total, 50 coordenadores de Núcleos dos 38 municípios atendidos pelo projeto estão realizando a capacitação.
O curso será direcionado de maneira a contemplar conteúdos importantes, para o desenvolvimento integral dos alunos integrantes do programa, de acordo com as características de cada uma das oito microrregiões de Sergipe. A capacitação tem o objetivo de desenvolver o processo de formação continuada dos monitores e possibilitar a ampliação e qualificação das ações, a serem desenvolvidas. A socialização dos conhecimentos adquiridos, durante a capacitação da equipe colaboradora também será um dos pontos principais discutidos durante o curso.
Em cada uma das regiões haverá um ganho de produtividade, com capacitação dos professores do Programa Segundo Tempo, direcionando também o diálogo entre os participantes dos núcleos de forma interativa. Tudo isso é feito para possibilitar e facilitar a troca de experiências, entre coordenadores e monitores do programa.
O Projeto
Em uma iniciativa conjunta do Ministério do Esporte e da Secretaria do Esporte do Estado, o Programa Segundo Tempo tem democratizado o acesso à prática esportiva, nos estabelecimentos de ensino formal e não formal, efetivando o preceito constitucional que define o esporte como direito de cada um.
O Programa oferece atividades esportivas no turno oposto do horário escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, residentes em comunidades carentes do nosso Estado. Ao todo, são 50 núcleos em Sergipe, atendendo a mais de 10 mil crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos.
Para o diretor de Inclusão Social da Seel, Achiles Silveira, o Programa Segundo Tempo é o melhor mecanismo de combate ao fracasso escolar, aplicado para as crianças de Sergipe. “A ociosidade termina facilitando que a criança e o adolescente tenham acesso às drogas. Com a ação do Segundo Tempo nas escolas, se exerce um combate firme ao fracasso escolar. As crianças não ficam nas ruas, desmotivadas, para terem uma prática esportiva, durante o horário fora da aula, promovendo assim um ganho na qualidade de vida dos assistidos”. O programa desenvolve não apenas atividades físicas, bem como exercícios lúdicos e pedagógicos.
O trabalho desenvolvido pelo programa Segundo Tempo tem também a finalidade de estimular a consciência coletiva do jovem cidadão. Faz com que tenham conhecimento dos seus direitos e deveres, promovendo assim uma formação de cidadania nos assistidos.
As palestras acontecem até domingo, sob a coordenação de Sérgio Souza, representante do Segundo Tempo, no Ministério dos Esportes e Loreta Melo, coordenadora da região composta por Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
De acordo com Loreta Melo, objetivo do programa é promover a inclusão dos jovens que enfrentam os problemas da sociedade.
“Com o programa, combatemos o consumo e o tráfico de drogas, evitando que os jovens enveredem por este caminho ruim, bem como assistimos aqueles que enfrentam situações de risco social, como alcoolismo, violência doméstica e social, entre outros problemas que afligem a sociedade. A educação se dá de forma multidimensional”.
Para o secretário de Esporte e do Lazer de Sergipe, Maurício Pimentel, o programa segundo tempo é revolucionário. “Nós somos o primeiro estado em ter mais da metade dos municípios com participação do Programa Segundo Tempo. Isso é importante para mostrar o compromisso do Governo de Sergipe, em fazer cidadãos melhores, a partir da base, das crianças. Conscientizamos aos jovens a desenvolver seu lado humano por meio do esporte”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seel realiza curso de capacitação de professores do programa Segundo Tempo –