[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A caravana do programa Sergipe de Todos chegou ao município de Nossa Senhora das Dores, nesta sexta-feira 21, e a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), através da sua Divisão de Lazer, uniu-se mais uma vez a fim de levar alegria e diversão à população do interior sergipano.

Esta foi a 18ª edição do programa que, desde 2008, promove ações de cidadania em diversos municípios. Para que isso ocorra, portanto, secretarias, entidades e órgãos somam forças junto ao Governo do Estado, grande responsável pela realização. Desde as primeiras edições, a Seel sempre esteve presente, participando do programa.

Já em ritmo de Copa do Mundo, o estande da Seel animou as crianças e adolescentes, seu público alvo, com bandeirinhas e chapéus em verde e amarelo. O amor à pátria esteve unido ao amor pelo esporte e transformou o local em uma verdadeira festa.

A coordenadora do Setor de Lazer da Seel, Lília Boaventura, não escondia a alegria ao ver o espaço cheio. “Nós somos os únicos hoje a trazer essa temática da Copa do Mundo. É muito bom fazer um dia diferente para as crianças de mais um município, e temos nos empenhado para sempre trazer novidades”, destacou a coordenadora, que atua com o auxílio de uma equipe de estagiários de Educação Física a serviço da secretaria.

Em meio às novidades, o que continua chamando a atenção da criançada são as grandes camas elásticas montadas no local. “Nós já temos uma variedade de brinquedos no projeto Ruas de Lazer e Cidadania. Aos poucos, vamos incrementar ao ‘Sergipe de Todos’, variando entre um brinquedo e outro”, explicou. Além do pula-pula, a mesa de totó, os jogos de mesa variados, a pintura facial e a pintura a dedo chamaram a atenção, tanto de crianças quanto de adolescentes.

O adolescente Isaías Alves, de 15 anos, mora no povoado Bravo Urubu e se juntou aos amigos para disputar partidas de totó. Segundo ele, a brincadeira não é tão lembrada nos outros dias, quando só há espaço para o videogame. “Todo dia a gente vai ao fliperama, na lan house ou joga na casa de alguém. Quando cheguei aqui e vi tanta coisa, me empolguei. Isso tudo é muito diferente”, disse com alegria.

Já a pequena Débora Antônia, de oito anos, não escondia o sorriso e a ansiedade na fila para a cama elástica. “Nunca entrei em um negócio desse. Tenho até medo, mas parece ser fácil e bom. Vou com as meninas. Se eu cair, elas me seguram”, riu, referindo-se às amigas acompanhantes, Rivalda Santos e Flávia Gabrielly, de 11 anos.

Parceria

As novidades da Seel não se limitam a novos brinquedos. A partir desta edição, o Setor de Lazer conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que, resgatando as brincadeiras infantis, leva contadores de histórias e cantigas de roda. “A ideia de unir os dois estandes surgiu quando percebemos como lazer e cultura estão ligados. Ao mesmo tempo em que Lília Boaventura e sua equipe resgata os jogos, nós resgatamos as tradições”, explicou a responsável pela equipe da Secult no evento, Gilma Pereira.

De acordo com ela, a criatividade é algo muito ligado às atividades lúdicas. “Nós trabalhamos com o mesmo propósito: trazer alegria a essas crianças. Agora vamos unir forças para melhorar sempre”, declarou. Além das cantigas e histórias, a Secult, junto à Seel, promoverá um curso de criação de brinquedos com garrafas PET. “Os nossos estagiários terão aulas práticas para que, já nos próximos eventos, as crianças sejam presenteadas com brinquedos recicláveis”, disse Lília.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.