[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta sexta-feira, 9, no auditório do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, uma reunião com os diretores regionais de educação e gestores escolares para apresentar o concurso de redação promovido pela TV Sergipe, em parceria com a Seed,  a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) e  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O concurso terá como tema ‘A responsabilidade social da televisão’ e faz parte das comemorações pelos 40 anos de fundação da emissora afiliada da Rede Globo em Sergipe. O projeto tem como objetivo revelar talentos e estimular a produção de texto nas escolas públicas.

A professora Nádia Cardoso, que comanda a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), aprovou a iniciativa da TV Sergipe e vai estimular a adesão das escolas ao projeto. “Temos todo o interesse de que as escolas da rede estadual de ensino possam aderir a esse projeto. A DEA já desenvolve vários projetos de leitura, escrita, compreensão de texto e transmissão de ideias. Esse concurso é mais um reforço para estimular o aluno a pesquisar e dar visibilidade aos seus trabalhos”, afirmou Nádia.

O regulamento do concurso foi apresentado pela professora Quitéria Barros, assessora pedagógica do Departamento de Educação da Seed. “Todas as escolas de ensino fundamental do 6º ao 9º ano e escolas de ensino médio podem participar desse concurso, que estimula a pesquisa escolar. Esta é uma iniciativa vinda de uma emissora de televisão de longo alcance e que fomenta a leitura e produção de texto nas escolas, valorizando o trabalho dos professores e alunos”, disse Quitéria.

A escola interessada em participar do concurso pode se inscrever até o dia 22 de setembro. As inscrições tiveram início no dia 25 de agosto após assinatura do termo de parceria pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas; secretário de Educação de Aracaju, Antônio Bittencourt Junior; Roberto Gonçalves, diretor de jornalismo da TV Sergipe, e Gina Alves, diretora administrativa da emissora. O regulamento do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis no sítio emsergipe.com/concursoredacao e no site da Seed: www.seed.se.gov.br.

Boa parceria

Para Flávia Menezes, gerente de Marketing da TV Sergipe, essa divulgação que a SEED está fazendo é fundamental para o sucesso do concurso. “Quando idealizamos esse projeto pensamos imediatamente em envolver a Secretaria de Estado da Educação, uma excelente parceira, que tem o poder de mobilizar os educadores e estimular a participação das escolas. Tenho certeza de que o concurso será um sucesso”, afirmou Flávia.

Se depender dos gestores presentes à reunião, a iniciativa da TV Sergipe será bem sucedida. “É uma proposta excelente, e as escolas do interior do estado não podiam ficar de fora. Vou fazer uma reunião com todos os diretores e professores da regional que dirijo para ter um número expressivo de textos inscritos”, garantiu o professor Dimas Rabelo, diretor da regional de educação sediada em Lagarto (DRE 2).

Essa é também a opinião da professora Andréa Brazil, coordenadora do ensino fundamental da Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8). “A adesão das escolas da DRE 8 a esse concurso irá fortalecer mais ainda o projeto Ler pra quê? Pra que ler?, que tem mostrado eficácia junto aos alunos e professores envolvidos. Parabenizo essa iniciativa da TV Sergipe e o apoio da Seed”, declarou a professora.

A satisfação foi geral entre os educadores que estiveram presentes à reunião de apresentação do projeto. A professora Ivanete Nascimento, diretora da Escola Estadual Coronel Francisco Souza Porto, garantiu que vai inscrever sua unidade de ensino. “Essa integração entre a SEED e a TV Sergipe é de grande relevância, pois como a televisão atinge um grande público, será uma maneira de dar uma maior visibilidade ao trabalho dos professores e dos alunos”, afirmou a professora.

Premiação

Serão premiados os trabalhos de seis alunos, sendo três na categoria ensino fundamental e três na categoria ensino médio. O primeiro colocado por categoria ganhará um notebook e uma TV LED de 42 polegadas. O segundo colocado, também de cada categoria, receberá um notebook e uma TV LED de 26 polegadas. Já os trabalhos que ficarem em terceiro lugar ganharão um notebook e uma TV LED de 22 polegadas.

Além da premiação destinada aos alunos, o professor orientador de cada categoria será contemplado com um notebook.  A divulgação dos trabalhos selecionados acontecerá no dia 10 de novembro. A premiação dos candidatos ocorrerá no dia 17 de novembro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.