[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (Sepin), realizou na manhã desta terça-feira, 4, uma reunião com gestores das 12 escolas-piloto que desenvolvem o Projeto Procedimentos de Qualidade na Escola (PIQ). Na ocasião, os gestores puderam socializar resultados e apresentar propostas de expansão do projeto.

Os trabalhos foram coordenados pela professora Leila Zilene, diretora do Sepin, que relatou a importância do PIQ para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas inseridas no projeto. “O PIQ está presente em 12 escolas estaduais, contemplando todas as diretorias regionais de educação do estado. Queremos com isso contribuir para a melhoria do ambiente escolar, tanto no aspecto pedagógico quanto nos aspectos administrativo e funcional. Vamos fazer um diagnóstico de cada escola inserida no PIQ para futuramente expandir o projeto a outras unidades”, declarou a diretora do Sepin.

A professora Antônia Conceição Macedo, diretora do Colégio Estadual Nelson Rezende de Albuquerque, localizado em Gararu, está muito satisfeita com os resultados alcançados na escola. “Esse projeto ajuda muito na parte administrativa, pois estamos aproveitando melhor o tempo; os servidores estão mais centrados em suas funções, e a escola está muito mais organizada. Isso tem reflexos na parte pedagógica, pois os professores estão desenvolvendo projetos juntamente com os alunos, e o rendimento em sala de aula está excelente”, disse a professora.

Essa também é a opinião do professor João Luiz Dória, diretor do Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento, localizado em Graccho Cardoso. “O projeto melhorou a rotina gerencial da escola e o monitoramento de decisões para melhoria no aprendizado. Os alunos estão mais participativos nas atividades escolares e com médias aumentando em todas as disciplinas”, revelou o professor.

O PIQ

O Projeto Procedimentos de Qualidade (PIQ) foi lançado em março de 2011 pela Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Asplan/Seed) e integra um conjunto de ações desenvolvidas nas escolas públicas estaduais com vistas à melhoria da qualidade da educação que se processa nas escolas de Sergipe. Visa integrar a comunidade escolar: alunos, pais, professores, funcionários, equipes técnica e diretiva, no planejamento, execução, monitoramento e avaliações simultâneas do fazer funcional voltado para a adoção de procedimentos de qualidade.
 
Inicialmente, o PIQ foi implantado em 12 unidades escolares que, preferencialmente, tenham sido beneficiadas com serviços de reforma ou tenham sido construídas nos anos de 2008, 2009 ou 2010. Estas unidades escolares funcionarão como escolas-piloto e servirão de laboratório para execução desse projeto nas demais escolas estaduais.

Escolas Inseridas no PIQ 

DRE

MUNICÍPIO

ESCOLA

ENDEREÇO

PERÍODO DE REFORMA

/CONSTRUÇÃO

DEA

ARACAJU

C.E. SEM. JOSÉ ALVES DO NASCIMENTO

RUA EUCLIDES DE FIGUEIREDO, S/Nº COQUEIRAL

2009

E.E. VALNIR CHAGAS

RUA ITABAIANA, 313 CENTRO

2009

DRE 1

ESTÂNCIA

C.E. GUMERCINDO BESSA

AV. LOURIVAL BATISTA, 417  CENTRO

– (SEM REFORMA)

DRE 2

SIMÃO DIAS

E.E. JOSÉ CARVALHO DÉDA

PRAÇA LUCILA MACEDO DÉDA, S/Nº

2008

DRE 3

SÃO DOMINGOS

C.E. EMILIANO RIBEIRO

AUTA AUGUSTA DA CUNHA, S/Nº

2010

DRE 4

MARUIM

E.E. ALCIDES PEREIRA

PRAÇA JOÃO RODRIGUES S/N

2008

DRE 5

GRACCHO CARDOSO

E.E. MANOEL ALCINO

PRAÇA DEP. ANTÔNIO TORRES S/Nº – CENTRO

2009

DRE 6

AQUIDABÃ

C.E. FRANCISCO FIGUEIREDO

PRAÇA PAULO BARRETO DE MENEZES, 1001  CENTRO

 (SEM REFORMA)

DRE 7

GARARU

C.E. NELSON RESENDE DE ALBUQUERQUE

POVOADO SÃO MATEUS

2009

DRE 8

NOSSA SENHORA DO SOCORRO

E.E. CEICINHA MELO COSTA

RUA 64 S/N – CONJ. MARCOS FREIRE II

2009

E.E. POETA JOSÉ SAMPAIO

RUA 38 S/N – PARQUE DOS FARÓIS

2010

DRE 9

CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO

C.E. DOM JUVÊNCIO DE BRITO

RUA DELFINA FERNANDES DOS SANTOS, 83 – CENTRO

2009

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.