[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Educação (DED), vem realizando desde o último mês de junho diversas oficinas de apropriação e utilização de resultados da ‘Provinha Brasil’. Aplicada no primeiro semestre deste ano nas escolas da rede estadual de ensino nas turmas do 2º ano do ensino fundamental, a avaliação serve como instrumento de diagnóstico acerca do nível de alfabetização e letramento dos alunos.

A partir disso, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliações (Nepa), em parceria com o Programa Alfa e Beto, ambos ligados ao Departamento de Educação, está elaborando oficinas com os professores desses alunos avaliados. Nesses encontros, que se estenderão até agosto, são apresentadas sugestões e propostas de trabalho voltadas para a superação dos problemas identificados através da Provinha Brasil.

De acordo com Maria Izabel Ladeira Silva, diretora do DED, o objetivo das oficinas é orientar os professores na análise e correção dos resultados nas provas. Na avaliação de Izabel Ladeira, a integração entre o Programa Alfa e Beto e a Provinha Brasil é conseqüência mais do que necessária, pois possibilita que os recursos didáticos do programa sejam trabalhados em função das necessidades diagnosticadas também pela Provinha Brasil.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.