[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Acontece nesta quarta-feira, 14, a segunda etapa do I Torneio de Educação Matemática da Rede Pública Estadual para centenas de alunos da rede estadual de ensino, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Universidade Tiradentes (Unit). Com a participação de 460 estudantes, o torneio é voltado para alunos e professores do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual e tem como objetivos revelar talentos, contribuir para a melhoria do ensino de matemática e mobilizar alunos e professores para a Prova Brasil. Esta nova etapa ocorrerá no Clube do Trabalhador.

O torneio é dividido em quatro etapas. A segunda etapa, que ocorre nesta quarta, é para a categoria B, voltada para os professores, e também haverá a etapa classificatória para os alunos. A primeira seletiva, que aconteceu no mês de julho, foi para a categoria A, destinada aos alunos. A semifinal acontecerá no dia 11 de setembro, e a final ocorrerá no dia 9 de outubro para professores e alunos.

O regulamento do torneio está disponível para consulta e impressão no site www.seed.se.gov.br. As inscrições tiveram início no dia 21 de janeiro e se encerraram no dia 30 de abril.

Método

Alunos de todas as diretorias regionais de educação participam desse grande evento de matemática. Os estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental foram distribuídos em 116 equipes com quatro componentes, que resolveram questões focadas na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A professora Joniely Cheyenne Cruz, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliação da Seed (Nepa), afirmou que o Torneio de Educação Matemática contribui para a formação dos professores que participaram de oficinas de elaboração de itens na perspectiva da TRI. Ela acrescentou ainda que o evento irá auxiliar o professor no repensar da sua prática avaliativa cotidiana.

“Trabalhar em sala de aula para o aluno fique familiarizado com esse tipo de avaliação utilizado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fundamental para o bom resultado do estudante na seleção para a Universidade Federal de Sergipe (UFS)”, disse Joniely Cruz.

Premiação

Serão premiados com tablet, smartphone e máquina fotográfica os alunos e professores que conquistarem os primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente. Os alunos que conquistarem o quarto e o quinto lugares ganharão jogos educativos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.