[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Depois de 23 oficinas preparatórias, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Comissão Organizadora Estadual de Sergipe, intensificam os trabalhos para a realização da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Nesta nova etapa, a Seed vai promover até o dia 10 de outubro as conferências regionais. O objetivo é selecionar 44 alunos/delegados para a etapa estadual. Destes, serão selecionados 20 para a Conferência Nacional, que ocorrerá entre os dias 23 a 29 de novembro, em Brasília.

Na ultima segunda-feira, 23, aconteceu no município de Nossa Senhora da Glória, na sede da DRE-9, a 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente. Participaram aproximadamente, 35 pessoas entre alunos, professores, coordenadores e membros da Coe/Se.

Na ocasião foram eleitos como delegadas representantes dos municípios as alunas Jéssica Lourrane da Silva Neves da Escola Municipal Maria Ednalva Santos, do município de Feira Nova e Maria Luana Nunes, da Escola Municipal Presidente Dutra, de Nossa Senhora da Glória .Como representantes da rede estadual foram eleitos a aluna Carla Lauane Couto Freitas do Colégio Estadual Cícero Bezerra de Nossa Senhora da Glória, e o aluno João Cleyton Batista Militão do Colégio Estadual Professora Marques, do município Poço Redondo.

Para Conceição Cruz, coordenadora de Educação Ambiental da Seed, os alunos vivenciaram um momento ímpar em suas vidas, “pois além de participarem dos projetos socioambientais foram capazes de refletir sobre os diversos problemaa, a exemplo da questão da pegada ecológica, do consumo consciente, do problema da escassez da água, da desertificação, do uso de agrotóxicos e as implicações na saúde da população”.

Já o coordenador Regional da DRE-9, Givaldo Santiago destacou que o mais interessante no evento foi a ética, o respeito, a cooperação e a emancipação dos nossos alunos o processo.

Projetos

O Estado de Sergipe cadastrou 189 projetos de meio ambiente e, deste, 62 foram representados pela rede estadual de ensino, 122 da rede municipal, dois da rede federal e três da particular de ensino. Das escolas que apresentaram projetos, três já têm vaga assegurada na Conferência Nacional. São o Colégio Indígena Dom José Brandão de Castro, com o projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade da Cultura indígena Xokó”; Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na área de assentamento do Projeto Jacaré-Curituiba, com o tema, reflorestar o entorno da escola para melhor respirar; e o Colégio Quilombola 27 de Maio, com a abordagem, Horta na Escola: Merenda Saudável.

Serão selecionados quatro projetos de ação por encontro conferência regional, sendo cada um por subtema: ar, água, terra e fogo. Dos quatro subtemas, obrigatoriamente dois deverão ser da rede estadual e dois da municipal, respeitando-se a equidade de gênero e que contenham originalidade na apresentação do projeto com a realidade local; sustentabilidade, com a proposta de tornar a escola como espaço educador mais sustentável, coerência entre o subtema proposto e o cronograma de atividades, justificativa e os objetivos.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.