[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Estou preparada para entrar na Universidade Federal de Sergipe. Pretendo fazer o curso de administração. Venho me dedicando bastante aos estudos, principalmente para a prova de redação. Tenho certeza que irei ser aprovada”. O otimismo de Josenilde da Silva dos Anjos reflete na maioria dos alunos que participam da primeira fase do Simuladão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrido na tarde desta terça-feira, 28, no Colégio Estadual Barão de Mauá.

Mais de 20 mil alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino participam do Simuladão. No dia de hoje, os alunos responderam a 50 questões das áreas de Linguagens e Códigos, e Matemática e suas tecnologias, além da prova de Redação. Nesta quarta-feira, 29, acontecem provas com 50 questões das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Essa fase do Simuladão marca o início de uma série de cinco que a Secretaria de Estado da Educação (Seed), está organizando para os alunos de todo o ensino médio. Nos dias 28 e 29 participarão os alunos concluintes do ensino médio que estejam matriculados na 3ª série regular, 4º ano magistério ou na 3ª e 4ª etapa da educação de jovens e adultos.

De acordo com Jason Reis de Santana, assessor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), os simulados oferecidos pela Seed buscam cumprir um importante papel na preparação do alunado, fazendo com que os vestibulandos possam perceber em quais áreas de conhecimento devem aprofundar seus estudos para obter aprovação no curso que deseja concorrer.

“Essa ação é desenvolvida por meio do Programa Pré-Universitário e coordenada pelo Dase, e tem por objetivo familiarizar os alunos com a metodologia adotada nas provas do Enem, tendo como foco o processo seletivo da UFS, que utilizará o exame como forma de ingresso para os cursos superiores”, disse o assessor.

Fases do simuladão

Os alunos da rede pública estadual participarão da segunda fase nos dias 19 e 20 de setembro e, da terceira fase nos dias 17 e 18 de outubro. A quarta fase, a ser realizada nos dias 20 e 21 de novembro, será com os alunos da 2ª série do ensino médio regular e do 3º ano do curso normal. Finalizando o Simuladão 2012, nos dias 4 e 5 de dezembro, será a vez dos alunos da 1ª série responderem às provas.

A aluna Carliane dos Santos está confiante na aprovação para o curso de Pedagogia. “Venho estudando bastante, por isso, acredito que estarei na UFS no próximo ano”, disse. Daniela Farias Santos estava bastante tranquila antes do início da prova. “Nessa hora é importante manter a calma”, disse a aluna que vai tentar cursar Nutrição. Flávio Alves Farias também demonstrava tranquilidade e otimismo. “É muito importante realizar uma boa prova para pontuar o máximo possível. Venho estudando muito, pois o curso de Direito é bastante concorrido”, ressaltou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.