[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na manhã desta segunda-feira, 26, a pirimeira reunião de educação ambiental de 2012 . Participaram os coordenadores de educação ambiental das Diretorias Regionais do Estado e os membros da comissão organizadora estadual. Essa reunião é promovida pelo Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic), por meio da Coordenação de Educação Ambiental, e tem como objetivo articular a comissão organizadora de Sergipe e os coordenadores de educação ambiental das DREs para mobilizar e sensibilizar quanto as ações da 4° Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que nesta edição traz como temática: ‘Construindo Escolas Sustentáveis’.

 Maria da Conceição Silva Cruz, coordenadora de Educação Ambiental no Nedic, explica que a proposta visa trabalhar a sustentabilidade socioambiental, envolvendo a gestão participativa e valorizando os sujeitos envolvidos no processo da escola e do entorno. “O currículo escolar deve ser contextualizado e tratado como um tema transversal. Vamos trabalhar com a questão de edificações que envolvem pontos como infraestrutura física, adequação da ventilação, aproveitamento de água de chuvas, horta escolar, entre outras ações transformadoras”, exemplifica.

 A reunião também definiu as datas para as Oficinas Regionais de Sensibilização. “Elas devem acontecer de maio a agosto e visam mobilizar alunos e professores das redes públicas (estadual e municipal) e particular de ensino”, relata a coordenadora. Ela disse que a partir de agosto também acontecerá as conferências nas escolas e, para 2013, está previsto a realização da 2° Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, evento preparatório para a IV Conferência Nacional, que será realizada em Brasília.

 A Seed levará 30 membros para a Conferência, sendo 23 alunos e os demais integrantes da COE e representantes da Seed. Essas ações estão dentro do Plano de Ações articuladas (PAR), sendo promovidas com verbas asseguradas pelo MEC e FNDE.

 A reunião também avaliou os projetos que a Seed estabeleceu e desenvolveu por meio de convênios, a exemplo do que prevê a primeira formação continuada em educação ambiental para 200 professores da rede estadual e municipal, assim como a implantação de 15 Com Vidas (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas) no âmbito do Estado, tendo como objetivo melhorar os índices do IDEB.

 Segundo Maria da Conceição disse o Com Vidas trabalhará com alunos do 6° ao 9° ano no contraturno escolar por meio de projetos socioambientais e oficinas de educomunicação.

 Entre as metas traçadas para a Seed, estão a reestruturação da rede de educação ambiental de Sergipe, o fomento na participação dos professores no projeto Sala Verde da UFS e o Projeto de Extensão. “Além da importância de mobilizar os alunos e professores para a VI Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, bem como na VI Olimpíada ambiental estadual que traz como temática: Sergipe na Rio + 20 rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, acentuou.

 Participaram do encontro integrantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.