Seed prorroga inscrições do Progestão até o dia 24 de maio
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) prorrogou para até o dia 24 de maio o período de inscrição para o processo seletivo da 4ª Edição do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão). Serão oferecidas 1.000 vagas para cursistas, profissionais integrantes do Quadro Permanente do Magistério Público Estadual, e 28 vagas para tutoria, que podem ser ocupadas por tutores e cursistas egressos das edições anteriores do programa.
As inscrições serão realizadas das 7h às 13h, nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). O candidato deve optar pela diretoria da qual sua escola faz parte. Caso contrário, ele será eliminado. O edital completo já está disponibilizado no sítio da Seed .
De acordo com as informações da coordenadora estadual do programa, professora Jucileide Dias, as equipes gestoras das unidades escolares que ainda não participaram do Progestão terão a oportunidade de fazer a formação nesta edição. “O curso prepara e instrumentaliza a equipe diretiva das unidades escolares para enfrentar as situações do cotidiano escolar”, ressaltou a coordenadora.
Cursistas
Para a disponibilização de vagas por unidade de ensino foi considerada como critério a matrícula em 2009, conforme edital. Serão organizadas turmas de, no máximo, 40 alunos, que serão capacitados por tutores que obtiveram suas classificações durante processo seletivo.
A seleção se dará por meio de sorteio, que poderá contar com a presença do candidato. Não haverá sorteio para as unidades de ensino que apresentarem número de inscritos igual ou inferior ao número de vagas, ficando os inscritos automaticamente selecionados.
Já os diretores escolares terão suas participações no programa asseguradas no ato da inscrição. Os coordenadores escolares também terão sua vaga assegurada. Porém, caso o número de candidatos exceda o número de vagas, será realizado um sorteio entre os coordenadores da mesma escola.
O candidato a uma vaga no Progestão deverá ter como requisitos: formação mínima em nível superior; exercer atividades de docência ou atividades técnico-pedagógicas nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual, em órgãos centrais da Seed ou Diretorias Regionais de Educação (DREs) e Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Eles ainda devem ter disponibilidade de tempo e compromisso com o cumprimento da carga horária do programa.
Tutores
No ato da inscrição, o candidato a tutor deverá anexar as cópias e apresentar os originais dos seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido; carteira de identidade; CPF; diploma de graduação em Licenciatura Plena (autenticada em cartório); contracheque; declaração de disponibilidade de tempo; certificado de conclusão do Progestão; currículo vitae; certificado comprovando o tempo de exercício na condição de tutor; certificado comprovando a atuação como ministrante do curso na área da Educação e declaração pessoal atestando que não apresenta outro vínculo empregatício ou atividade remunerada.
Seleção
Se selecionados, os candidatos ocuparão uma das 28 vagas disponibilizadas entre a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e as Diretorias Regionais de Educação (DREs), conforme opção feita no ato da inscrição.
A seleção, que segue critérios divulgados em edital, será realizada por uma comissão designada pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, que, no período, fará o acompanhamento das atividades do edital. O resultado final contemplará candidatos aprovados e classificados em até três vezes o número de vagas, de acordo com a disponibilidade das Diretorias Regionais de Educação.
Progestão
O Progestão é um programa de formação continuada, organizado na modalidade de Educação a Distância, para atender, em serviço, gestores das escolas públicas do país. O programa faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) de Sergipe, no que diz respeito à diretriz de Qualificação e Valorização de Pessoal. O programa tem como objetivo formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um novo projeto de gestão democrática da escola pública, focada no sucesso escolar dos alunos.