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Depois de um ano inteiro de dedicação e estudo, é chegada a hora de os estudantes da rede estadual de ensino mostrarem seus conhecimentos nas provas do Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que teve início no último domingo, 27, e prossegue até esta quarta-feira, 30 de novembro. Para contribuir com a conquista da tão sonhada vaga, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), vem promovendo, durante os dias das provas, revisões dos conteúdos das disciplinas do concurso.
 
No sábado, 26, os professores abordaram os conteúdos das disciplinas referentes à primeira série do ensino médio; no domingo, os conteúdos da segunda série do ensino médio; na segunda-feira, da terceira série, e na terça-feira serão vistos conteúdos de redação. As revisões acontecem na parte da tarde na quadra do Colégio Dom Luciano para os alunos do ensino médio regular e do Pré-Universitário.
 
Revisões
 
A abertura das revisões, realizada na tarde do sábado, 26, contou com a presença da secretária adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, representando o governador Marcelo Déda e o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas; do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFS, Mário Resende; do diretor da USES, Rafael Siqueira, e da diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Zelita Brito.
 
Na oportunidade, Hortência Araújo reforçou o compromisso e comprometimento nas ações de preparação dos alunos. “O governo investiu na qualificação e apoio dos estudantes, no sentido de promover oportunidades que possam mostrar que eles são capazes de ter acesso ao ensino superior”, enfatizou.
 
Para a professora de Português Francis Rocha, o importante é passar confiança para os alunos. “A revisão é um lembrete. Eles sabem; eles têm a capacidade e o conhecimento. Nós precisamos somente lembrá-los disso”, ressaltou.
 
Refrescar a memória
 
Para a aluna Tamires Alves, que presta vestibular para Administração, as revisões servem para refrescar a memória de tudo que estudou durante o ano. Além disso, é um momento de confraternização para relaxar e chegar à prova de forma mais tranquila. Da mesma maneira entende o estudante Bruno de Farias, que se diz satisfeito com a estrutura do Pré Universitário. “Estou confiante. Não imaginava que a estrutura fosse tão boa. Surpreendeu-me. Acredito que essas ações passam ainda mais confiança para os alunos”, ressaltou.
 
Já a estudante Beatriz Pereira, mesmo sendo da rede particular, não deixou de aproveitar a oportunidade. “Já conhecia as revisões do Pré-Universitário, por que antes fazia o Processo Seletivo Seriado pela rede estadual. “A estrutura é boa, os professores são ótimos. O que eles passam aqui realmente é cobrado no vestibular”, informou. 
 
Paródias

 
Para o professor de Biologia, Fabrício Menezes, o momento é de ter mais calma e mais reflexão. “Pegar as dicas é fundamental, mas acima de tudo é não estar se estressar, não dormir tarde, não comer bobagem”, ensinou.
 
O professor lembra ainda que na hora de passar os extensos conteúdos exigidos nas provas, procura mesclar suas aulas com músicas, inserindo paródias com os conteúdos que cairão na prova. Segundo Fabrício, é uma forma mais tranquila de se passar o conteúdo, a tão pouco tempo da prova. “Há muito tempo que trabalho com musica na igreja. Vi que poderia usar nas aulas. Dai comecei a fazer parodias com a ideia de facilitar; e isso tem dado muito certo”, revelou.
 
Luizi Santos aprova a iniciativa. Para ela, as revisões ficam mais divertidas e descontraídas. “Fica muito mais fácil relembrar o conteúdo. A gente aprende se divertindo”, comentou a estudante.
 
Ações
 
Ao longo de 2011, a Secretaria de Educação realizou importantes ações preparatórias dos alunos que prestarão vestibular. Disponibilizou o pagamento de 5.200 taxas de inscrição do vestibular da UFS, um investimento de R$ 260 mil; adquiriu 10.500 títulos da literatura para as escolas da rede e polos do Pré-Universitário, a fim de serem emprestados aos alunos; distribuiu também, como empréstimo, mil dicionários de inglês e espanhol e realizou, ainda, três grandes simulados para os alunos do ensino médio, abrangendo um total de 70 mil alunos, e quatro simuladões para seis mil alunos do Pré-Universitário.
 
Além disso, os alunos participaram de várias palestras que apresentaram o perfil dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Os estudantes têm à sua disposição também o projeto Primavera Literária, com exposições e revisões nas escolas, objetivando a maior interação dos alunos com as obras literárias obrigatórias recomendadas pela UFS.
 
Evolução

E não é só isso. As ações da Seed demonstram que o investimento empreendido na preparação dos alunos tem resultado no aumento crescente de aprovações tanto dos alunos da rede estadual como do Pré-Universitário. Em 2008 foram registradas 1.134 aprovações. Já em 2009 esse número aumentou para 2.242, e em 2010 chegou-se a 3.172 aprovações.
 
Também em 2010, depois de 20 anos, a rede estadual de ensino aprovou 18 alunos no vestibular de medicina da UFS. A Seed espera que estas e outras ações ajudem a superar o número de aprovados no vestibular de 2011, que foi de 3.030 alunos nos exames seletivos das instituições de ensino superior do estado.

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