Seed promove reunião para definir programação do 1º Intercâmbio das ‘Com Vidas’
Coordenadores pedagógicos e de Educação Ambiental das Diretorias Regionais de Educação (DREs) participaram, na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), de uma reunião para discutir a programação do 1º Intercâmbio das Com Vidas – que será realizado pela Seed, em data ainda a ser definida.
O projeto ‘Com Vidas’ é uma ação estruturante do Governo Federal. Através dele, a Seed – em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – elaborou um plano de trabalho para desenvolver atividades e projetos de intervenção sócio-ambiental nas comunidades escolares.
De acordo com a técnica do Núcleo da Educação da Diversidade e Cidadania do Departamento de Educação (Nedic/DED/Seed), Maria da Conceição Silva Cruz, o evento será realizado no Centro de Educação Profissionalizante José de Figueiredo Barreto e tem como objetivo compartilhar e socializar as experiências desenvolvidas pelos alunos em sala de aula, no ano de 2010.
Ao todo, 15 escolas realizaram trabalhos abordando diversas temáticas, como resíduos sólidos, recursos hídricos, energéticos, entre outros. Durante o intercâmbio, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de cinco dessas escolas farão o relato das experiências. Além disso, serão realizadas outras atividades, como uma caminhada ambiental e palestras.
“Esse é um trabalho que considero relevante, porque mostra aos alunos valores que vão se consolidando como as mudanças de hábitos. É importante desenvolver a cidadania dos alunos, mostrando que eles são importantes no processo de transformação social”, disse Maria da Conceição.
Educação Ambiental
Durante a reunião, alunos da Escola Estadual Antônio Muniz, de Poço Verde, apresentaram um trabalho sobre a situação ambiental do município. A estudante Gabriele Andrade, 14, ressaltou a necessidade de levar a Educação Ambiental para as escolas. “A Educação Ambiental tem a capacidade de sensibilizar e conscientizar os alunos sobre suas atitudes. Precisamos pensar no futuro, mas o tempo de mudança é agora”, afirmou.
A professora Escola Estadual Antônio Muniz, Orlane Santos Coelho, explicou que essas ações levam à conscientização dos alunos. “As crianças têm muita facilidade para propagar as ideias. E os alunos serão adultos futuramente, então é necessário realizar esse tipo de trabalho, visando levar essa conscientização para a comunidade escolar”, disse.
A mesma opinião foi compartilhada pela coordenadora de Educação Ambiental da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Alexsandra Souza Santos, que ressaltou a importância do projeto. “A conscientização e o trabalho desenvolvido nas escolas é extremamente importante, porque atuamos diretamente com os alunos e, com isso, conseguimos alcançar grandes horizontes”, enfatizou. Alexsandra disse ainda que, através do projeto, consegue empreender ações que relacionem teoria e prática.
Já a coordenadora de Educação Ambiental da DRE 1, Yolanda Santos, explicou que no município de Estância o programa ‘Com Vidas’ foi implementado com sucesso. “É na escola que se começa a formar o cidadão. Ela tem esse papel de levar todo o conhecimento aos alunos e fazer com que eles cuidem do ambiente onde vivem”, afirmou Yolanda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seed promove reunião para definir programação do 1º Intercâmbio das ‘Com Vidas’ – Fotos: Juarez Silveira/Seed