[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em alusão aos 154 anos da fundação de Aracaju, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) promoveu na manhã desta segunda-feira, 16, uma palestra com o tema ‘Salvador Correia de Sá e Benevides: a concretitude do sonho de Inácio Barbosa’. Proferida pelo professor Fernando José Ferreira Aguiar, a apresentação teve por objetivo mostrar os primeiros anos de Aracaju já como capital de província e relembrar figuras ilustres que contribuíram para a fundação da cidade. O evento ocorreu no auditório da SEED e reuniu servidores de diversos setores da instituição e representantes da Marinha do Brasil.

“Minha intenção é mostrar que muito do que foi dito sobre a mudança da capital precisa ser revisado. Quero também dar a voz e restituir a memória dos construtores desta cidade esquecidos pela História, a exemplo de Salvador Benevides, que foi responsável pela continuidade da construção de Aracaju após a morte de Inácio Barbosa”, explicou o professor Fernando Aguiar.

Para a professora Maria Hermínia Caldas, presidente da Comissão de Educação Moral e Cívica da Secretaria de Estado da Educação (COMOCI), palestras como essa são importantes e deveriam acontecer em todas as escolas. “Nossos estudantes precisam conhecer melhor a história do nosso estado. A importância desses debates em relação à criação de Aracaju é fundamentar a história de Sergipe através do nascimento de uma grande cidade que trouxe prosperidade a toda uma região”, salientou a professora.

Comemorações

As festividades em comemoração à mudança da capital culminarão nesta terça-feira, 17, com a celebração da missa de Ação de Graças na Igreja de Santo Antônio, a partir das 8h. Às 9h30 serão depositadas flores no Obelisco da Praça Inácio Barbosa por alunos das redes estadual e municipal de ensino.  Às 15h30, acontecerá um encontro de bandas promovido pela Secbanda da SEED, na Praia 13 de Julho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.