[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu nesta segunda-feira, 12, uma oficina sobre Formação para Uso Indevido de Drogas com ênfase no uso de anabolizantes. A formação aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Aracaju (CEMARH). Segundo o coordenador do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas da SEED, Roosevelt Rodrigues da Costa, o evento foi pensado a partir da solicitação do Ministério Público, após o óbito de um jovem por causa do uso de anabolizante. “Foram realizadas duas audiências no MP para definir quais ações seriam realizadas no intuito de levar essa discussão para as escolas”, afirmou.

No próximo dia 25 de maio, haverá outro encontro para discutir o mesmo tema. Serão formadas três turmas, num total de 90 participantes. De acordo com Roosevelt, as oficinas são importantes para que os professores possam discutir o assunto com os jovens, além de perceber e identificar os alunos que supostamente fazem uso de anabolizantes.

As palestras serão realizadas por profissionais do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Conselho Regional de Educação Física, Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado da Educação. Ainda no evento, a Seed vai realizar uma Oficina de Projetos para que os professores saiam com um projeto sobre o tema a ser desenvolvido em sala de aula com os alunos.

Educação Sexual

A outra formação acontecerá no período de 18 a 21 de maio, no Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana. O tema é sobre Educação Preventiva e Sexual. O evento é destinado aos professores da DRE-3, e serão formadas duas turmas, uma para o turno da manhã e outra para a tarde. O projeto é do Governo Federal, em parceria com a SEED, e já está presente em 41 municípios sergipanos. Segundo o coordenador do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, a meta é atingir 100% do estado.

As oficinas serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação Estadual de DST/AIDS, dirigido pelo médico Almir Santana, que vai ministrar palestras. Durante o evento serão abordadas algumas temáticas, como gravidez na adolescência, sexualidade, relações de gênero, uso indevido de drogas, HIV e doenças sexualmente transmissíveis.

A formação será ministrada por profissionais das áreas de Saúde e Educação. No primeiro momento, é direcionada para os professores. Mas na segunda fase, os professores vão levar o assunto para as escolas e trabalhar com os alunos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.