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Cerca de 80 educadores participaram na manhã desta segunda-feira, 1º, do III Encontro Pedagógico de Professores de Língua Portuguesa. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto e teve como público-alvo professores de escolas circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

O encontro tem como objetivo debater com os professores diversos temas relacionados às questões do vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “É importante levar aos professores novos materiais, articulando ações voltadas ao vestibular para serem desenvolvidas com os alunos. São ações como a Primavera Literária, Saúde e Prevenção, além dos materiais didáticos”, disse a coordenadora pedagógica do Dase, Gabriela Zelice.

Além dos debates, foram realizados também sorteio de obras literárias, distribuição do catálogo de cursos da UFS, distribuição de CD com material didático, além da apresentação dos novos banneres da Primavera Literária. A representante da Divisão de Projetos (Dipro/Dase), Elita França, apresentou aos professores o projeto Saúde e Prevenção nas escolas. “Nós temos bons materiais de pesquisa, com temáticas como diversidade sexual, homofobia e drogas com ênfase no crack, e precisamos inserir de alguma forma nos trabalhos de Redação”, disse Elita, ressaltando que esses temas têm sido propostos em redações de vestibular e do Enem.

Já a articuladora de Língua Portuguesa, Rosa Barreto, fez uma exposição sobre o projeto Primavera Literária, mostrando as ações sobre a língua portuguesa realizadas pelo Dase. “Estamos aqui para mostrar esse material didático, a fim de que os professores da rede tenham conhecimento do que a Seed dispõe e que eles podem utilizar esse recurso dentro do ensino médio”, afirmou, explicando que muitas vezes os professores e alunos do ensino médio não têm acesso às obras literárias do vestibular por desconhecer o programa.

A professora Lílian Ramos, coordenadora da Divisão do Livro Didático no Dase, abordou questões do livro didático pertinentes ao vestibular, além de falar também sobre o Programa Nacional Biblioteca Escolar. “Com essas informações, o professor aumenta seu cabedal teórico e fica sabendo onde vai buscar mais materiais para poder trabalhar com os alunos”, disse.

Relevância

Os professores participantes destacaram a relevância do encontro. “Achei maravilhoso, pois em nossa escola nós desenvolvemos esses trabalhos há muito tempo. Procuramos sempre inserir na escola esses programas, como prevenção contra a Aids, drogas, além da Primavera Literária, entre outros”, disse a coordenadora do Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, Acácia de Souza Fontes dos Santos.

Já Vera Lúcia dos Santos, que é professora do Colégio Estadual Leandro Maciel, ressaltou que o evento serve como socialização de experiência. “Acredito que é de suma importância, pois divulga para nós, professores, esse material de que muitas vezes não temos conhecimento, além de ser um momento de orientação”, afirmou.

Quem também enfatizou a necessidade do encontro foi a professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, Irene dos Santos André. “São projetos importantes para a formação dos professores, porque no contato diário com os alunos nós observamos que é necessário trabalhar essas temáticas, desde a importância da leitura até a questão da saúde e prevenção. Quanto mais formação, mais subsídios teremos para contribuir com a educação e para a formação dos educandos enquanto cidadãos”, afirmou.

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